Powered By Blogger

quarta-feira, 30 de novembro de 2022

" Memory Box " OU Filme Indicado Pelo Líbano ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2023.




 Bom filme esse " Memory Box " dos diretores ,Joana Hadjithomas, Khalil Joreige, filme libanês indicado ao Oscar 2023 para tentar uma vaga.

O filme mesclará o presente em Montreal, Canadá, onde moram Téta ( Clémence Sabbagh), Maia ( Rim Turki) e Alex ( Paloma Vauthier).

São três mulheres de gerações diferentes, avó, filha e neta, que através das duas primeiras recomeçam  uma nova vida em outro país, fugindo da Guerra do Líbano de 1980 e das tragédias familiares ocorridas naquela época.

O filme traz o passado na Beirute dos anos 80, em plena guerra com Maia ( Manal Issa ), seu namorado Raja ( Hasan Akil) e Liza, sua melhor amiga, que viaja à Paris e deixa os amigos.

Maia promete à Liza enviar cartas, fotos e tudo o que está acontecendo em Beirute para que ela não perca nada.

Voltando ao presente, uma enorme caixa chega pelo correio para a casa de Maia, e a avó pede para Alex escondê-la no sótão para que não estrague o dia de natal de sua mãe.

Curiosa, Alex vai ver todo o conteúdo dessa caixa através de cadernos, fotos e fitas cassetes que sua mãe enviou à amiga Liza em Paris para tentar conhecê- la um pouco melhor.

Eu não sabia o quanto uma pessoa era capaz de escrever tanta coisa, tirar tantas fotos, gravar fitas e enviar para alguém.

Trinta , quarenta anos depois, isso mexe muito com quem as produziu. São as lembranças de um tempo que marcou e como marcou, através de bombas, mortes, destruição, o amor na adolescência, os amigos e toda uma formação para nos tornarmos quem somos hoje.

É isso que Maia, agora madura, séria, terá que se virar para quando ver tudo isso não se descontrolar, e também a Alex que poderá entender um pouco melhor sua mãe e quem sabe reconectar se com ela de uma forma diferente.

Gostei muito do filme, da fotografia, da história , de conhecer essa Guerra Civil  do Líbano nos anos 80, da trilha sonora, e até de alguns grafismos modernos.

Mas, o que gostei mesmo foi da CAIXA.

Recomendo !

Mas, o que mais gostei mesmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário