Powered By Blogger

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

" Baghda In My Shadows" OU Cenas da Era Medieval



 Sinceramente não me recordo aonde vi a indicação desse filme e o coloquei em minha lista. De qualquer forma, gostei muito, foi bom.

Falo de " Baghda In My Shadows", com a direção de Samir, que tem no ´Café " Abu Nawas ", um café popular, iraquiano, frequentado por artistas, poetas, comunistas e iraquianos gays refugiados o seu ponto de partida para essa história.

Lá,  Zeki (KarzanSherabayani) e sua esposa( Awatef Naeeem) tocam o negócio com a ajuda de seu filho mais novo.

Taufiq (Haythan Abdulrazaq), que é poeta e não sai do café, tendo parentesco com Zeki e Nasseeer ( Shervin Alenabi), um jovem iraquiano, que frequenta a mesquita radical do Sheik Yassin ( Farid Elouardi), que tem negócios escusos com provavelmente algum grupo terrorista, pois enviam dinheiro frequentemente.

Nasseer está perdido com esse novo grupo que é bem extremista com relação ao alcorão e não aceita quase nada que saia fora das linhas preceitas pelo livro e seu mestre.

Amal ( Zahraa Ghandour), é outra refugiada que trabalha no café. Amal é arquiteta de formação, mas, não tem essa oportunidade em Londres de exercer sua profissão, pois nem na legalidade ela está.

Amal, que faz suas caminhadas rotineiras, conhece o engenheiro Martin ( Andrew Buchan), e os dois começam a sair, e a ter um affair.

Temos também um casal de jovens ( um iraquiano e outro inglês) que sofrem com o preconceito do próprio pessoal do café e estão sempre em risco.

Paralelamente a tudo isso, temos Taufiq dentro de um sistema prisional respondendo à questões sobre um homicídio e uma tentativa de homicídio, em que estava envolvido o seu sobrinho Nasseer.

Aparece um novo personagem na história, dizendo ser adido cultural do Iraque em Londres, que é o Ahmed (Ali Daim Mailiki), que é o ex marido de Amal.

 Sabemos então que algo acontecerá com aquele pessoal do café.

 A igreja Salafista de Yassin resolve se rebelar contra o pessoal do Café, principalmente o jovem iraquiano homossexual que foi prestar serviços na igreja no computador do Yassin e encontrou pornografia.

A partir dessa ação todo o enlace do filme, que nos mostra mais uma vez que parece estarmos assistindo a algum filme da idade medieval, com atos e pensamentos bem arcaicos, que não vão mudar tão cedo.

E infelizmente é isso que temos pra hoje no oriente. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário