Powered By Blogger

terça-feira, 22 de maio de 2018

"Cine Holliúdy" OU Bizarrices Cearenses





Finalmente assisti ao filme "Cine Holliúdy" do diretor Halder Gomes, pois já o havia visto por algumas vezes e não terminava.


O filme, que tem como pano de fundo uma cidade do interior do Ceará e o cearencês como idioma, marca a estreia no cinema de Jesuíta Barbosa, bem discretamente.




Nesse, o personagem e ator principal é Edmilson Filho ( Francisgleydison), um fanático pela sétima arte, desbravador do cinema, que luta contra a chegada da televisão nos anos 70, o que afastaria o público das salas de cinema com a novidade.




Francisgleydison é casado com Maria das Graças ( Miriam Freeland) e tem um filho Francisgleydisson Filho ( Joel Gomes), formando uma bela e sonhadora família.




Como na cidade em que estavam , a coisa tava feia e deu tudo errado, eles decidiram pagas as dívidas e se mudarem para um outro local.




Chegando lá,,Francisgleydison teve problemas em obter o alvará de funcionamento de seu novo cinema, isso porque, o político e prefeito da cidade Olegário ( Roberto Bomtempo) que queria aparecer para o seu eleitorado, fez um acordo que ele inauguraria o cinema e assim daria o alvará para Francisgleydison.




O cinema foi inaugurado e a cidade estava lá, em peso para ver o filme de estreia. Francisgleydison coloca um filme de lutas e aventura, chinês e o público delira.




Mas, em certo momento o projetor queima e a fúria toma conta da sala de cinema.


Francisgleydisno dá um show de improviso, contando o filme ao vivo com suas cenas de kung foo para a plateia e salvando a estreia e a noite de todos.




Os personagens do filme são todos caricatos, bizarros, engraçados e muito engraçados.




Tem o cego ( Falcão), tem a garota dos sonhos ( Fiorella Mattheis), tem o Shaolin ( Rainer Cadete), o Acrísio ( Jesuíta Barbosa), os funcionário da prefeitura que parecem dois capangas que não saem do lado do prefeito e querem tirar vantagem de tudo; tem um falador, um pequeno homem muito feio que é bem crítico também, um gorducho engraçado amigo de Acrísio,o padre e o coroinha, mas, o que mais gostei foram dos torcedores de Fortaleza e Ceará que dentro do cinema ouviam em seus radinhos o jogo .




Gostei do filme.


Eu recomendo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário