Powered By Blogger

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

"O Homem Das Multidões " OU Experimental ?





Assisti ao filme " O Homem das Multidões " dos diretores Cao Guimarães e Marcelo Gomes  pelo fato da história passar em Belo Horizonte.






O filme que tem um formato de tela quase vertical , deixando um espaço bem grande na sua TV , parece ser feito por celular ou alguma coisa retrô , mas, é assim mesmo  que o diretor quer que o vejamos, como se fora uma janela.


É uma adaptação de um conto de Edgar Allan Poe com o mesmo nome.






O filme tem apenas 2 personagens principais e um coadjuvante . Por um bom momento você somente verá o vai e vem dos personagens e das pessoas comuns andando nas ruas e no sistema ferroviário de Belo Horizonte.


É capaz de mesmo assim assistir até o final ?


Pronto !


Então é essa a história de um homem branco, bem claro , alto , magro , que é maquinista do metrô em Belo Horizonte ( Paulo André ) e também de uma controladora do fluxo de todo esse sistema ( Silvia Lourenço) .






Os únicos diálogos são de vez em quando entre esses dois , que se encontram pelo trabalho, às vezes almoçam juntos , caminham juntos  ...


A moça está prestes a se casar com um cara que conheceu no namoro virtual da internet , pois adora esse tipo de relacionamento e fala pra todos no trabalho do casamento e convida o motorista que conversa  para ser seu padrinho de casamento , pois ele é a única pessoa que ela conhece .






Ele , que mora num apartamento  amplo, com um sofá, um copo, uma mesa , um rádio , uma sacada , uma geladeira que só tem garrafas de água gelada , um filtro e algumas outras coisas , hesita em aceitar.


Ela promete comprar até o terno para ele usar . Ele então aceita.






Ela começa ir ao seu apartamento , pede água para beber  e senta- se no sofá. Ele senta num banquinho . Trocam 1 ou 2 palavras. ela vai embora.






A cena se repete umas três vezes , dando a impressão até de que aconteceria alguma coisa .


O homem vai à uma casa de putas e transa .


Chega o dia do casamento ,ele veste o terno e vai à recepção. Toma sua cerveja junto com o pai da moça( Jean Claude Bernardet), um senhor já bem velhinho, que conversa sozinho.






Depois do casamento , a vida segue , e mais uma vez a mulher vai ao apartamento do homem .




FIM


"O Homem das Multidões" - CaoGuimarães e Marcelo Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário