Powered By Blogger

terça-feira, 29 de abril de 2014

"Congonhas-MG " OU Os 12 Profetas



Visitei pela segunda vez a cidade de Congonhas -MG , e tentei fazer algo que não tinha feito da primeira .


Comecei por parar no centro de informações e a conversar com um guia da cidade , que me deu as mesmas dicas que eu já sabia e então , fui para lá , a Igreja do Senhor  Bom Jesus de Matosinhos , onde guarda o maior número de obras de Aleijadinho.


Então, a visita como da primeira vez foi na Igreja do Senhor Bom Jesus de Matosinhos , que foi construída a partir de 1758 , conferindo novamente seu Adro com os 12 Profetas , entre eles : Isaías , Jeremias, Ezequiel , Daniel , Amós, Oséias, Nahum, Habacuc, Abdias, Joel , Jonas e Baruc .


Destacar que todos esses profetas têm um filactério ( cartilha )  no qual está colocada sua mensagem , sendo assim conhecido o ADRO  de  " Bíblia em Pedra Sabão ".


Esse conjunto de 12 profetas reunidos no Adro de uma igreja , é único no mundo .


Aleijadinho foi contratado para esculpir as esculturas dos profetas no Adro em 1800.


Foi ele também que esculpiu todas as obras e os passos da Paixão de Cristo .


Assim, em 1798, esculpiu 66 imagens que deveriam compor as cenas da Paixão de Cristo .


Os passos foram colocados em 6 Capelas , que trazem sete cenas: Última Ceia com os discípulos, Agonia de Jesus no Horto das Oliveiras, Prisão de Jesus traído por Judas, Flagelação de Jesus, Coroação de Espinhos , Encontro de Jesus com sua Mãe no caminho do Calvário e a Crucificação de Jesus .


As esculturas foram pintadas por Manoel da Costa Ataíde e Francisco Xavier Carneiro.

É muito gostoso você visitar a Igreja e depois descer para o seu jardim, e visitar os passos nas capelas . O local é muito prazeroso .


Terminada a visita , é hora de dar uma olhada nas lojinhas que ficam do lado , subindo uma ladeira íngreme e pelo menos levar o conjunto dos profetas como lembrança para casa .

Tempo de visita , aproximadamente de 1 hora é o suficiente para uma boa observação da obra desse gênio da escultura em pedra sabão.


Tem que conhecer !

Vale a pena !

Eu recomendo !



Nenhum comentário:

Postar um comentário