Powered By Blogger

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

"O Legado de Leonardo " OU Protótipos e Muita História no Theatro Pedro II


Fui monitorar e consequentemente visitar a Exposição " O Legado de Leonardo " que está sendo sediada pelo Theatro Pedro II em Ribeirão Preto do dia 05 de novembro ao dia 05 de dezembro .


Muito legal ver os protótipos do grande mestre italiano e se intrigar com alguma coisa dele para depois pesquisar e enfim , adquirir conhecimentos sobre o criador da  MONA LISA .


A exposição se encontra com peças no subsolo e também na sala dos espelhos do teatro , o que é uma ótima oportunidade para quem ainda não a conhece , conhecer, pois é maravilhosa  .



" A simplicidade é a máxima sofisticação ."


Assim, cresce muito a exposição por causa do seu local : O teatro .


" A pintura é uma poesia que vemos em vez de sentir e a poesia é uma pintura que sentimos em vez de ver ."


Você pode tirar várias fotos  dos protótipos e dos espaços aonde elas estão .



" Da mesma forma que a coragem expõe a vida, o medo a protege ."


A exposição conta com 21 protótipos , divididos nesses dois ambientes .


Asa, Máquina Voadora, Bicicleta , Barco Metralhadora, Catapulta , Serra Hidráulica, Bate Estacas , Balestra, Carro Cortador , Escavadeira de Trincheira ,Inclinômetro, Mecanismo de Bater Asas , Parafuso e Porca , Câmbio, Caminhar Sobre a Água , Grua, Barco com Pás , Anemômetro , Máquina Para Medir a Velocidade dos Ventos , Ponte Giratória , Técnica de Assalto ( minha favorita ).


" Pobre do discípulo que não supera o seu mestre. "


Há também algumas telas famosas , como : A Adoração dos Magos , Mona Lisa , Cabeça de Mulher , A Virgem , O Menino, Sant'Ana e  São João Batista , Homem Vitruviano  e A Batalha de Anghiari .


" O homem é vítima de uma soberana loucura que o faz constantemente sofrer , na esperança de nunca mais sofrer."


A mais intrigante para mim é : A Virgem , O Menino , Sant'Ana e São João Batista , que dizem que Leonardo Da Vinci  , pintou um rosto do DEMÔNIO  nessa tela .



" Assim como um reino dividido cai , toda mente dividida entre muitos estudos , confunde-se e enfraquece."


Outra característica que dá o  que falar, é a forma como Leonardo escrevia : De trás para frente , talvez por não querer ser facilmente entendido por aqueles que o perseguiam .


Muitos protótipos de guerra , a figura do cavalo quase sempre em suas telas  e outros detalhes ,fazem com que a vida desse gênio realmente fosse bem misteriosa .



Vale muito a pena visitar a exposição !


Eu recomendo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário