Powered By Blogger

domingo, 3 de novembro de 2013

"Cover Boy: L'Ultima Rivoluzione " OU Memórias De Um Mundo de Miséria ( para alguns )


Assisti ao filme " Cover Boy: l'Ultima Rivoluzione " do diretor Carmine Amoroso , que fala inicialmente de uma Romênia , toda devastada pelo comunismo , tentando se arrumar , mas, com revolução, guerra, protestos e mortes , como a do pai , Florin ( Gabriel Spahiu) de Ioan ( Eduard Gabia ), que perdeu sua vida tentando ajudar ao próximo , legado que deixou ao seu filho  pro resto da vida .


Após esse conturbado período pós comunista e uma Romenia sem empregos, sem oportunidades para os jovens e totalmente devastada , um amigo de Ioan , promete levá-lo para a Itália e fazer com que os dois ganhem dinheiro fácil .


Mas, as coisas não foram como planejaram, já que na viagem rumo à Roma, no trem , os policiais prenderam seu amigo por problemas no passaporte ( roubado ).


Ioan , baixa em Roma sozinho, sem nada e ninguém, tomando banho em fontes, dormindo em bancos, no chão , na estação Termini , onde conhece Michele ( Luca Lionello ) , que trabalha na limpeza e a priori , o ignora , não o  deixa dormir na estação nem tomar banho em um banheiro privado .


Mas, com o tempo acaba acolhendo o jovem Romeno e o leva para casa por 8 euros à noite .


Michele também tem problemas com emprego, dinheiro , pagamento do aluguel e passa dificuldades no seu próprio país como se fosse um imigrante como Ioan .


Ioan consegue por tanta luta um emprego em um desmanche de carros , assim pode levar algum dinheiro para casa , pagar seu aluguel e comer .


Mas, as coisas ficam difíceis , quando Michele perde o emprego , que nunca é definitivo  pela enésima vez e Ioan também perde o seu por problemas com a polícia pelo fato de ser um ilegal no país .


O que farão Ioan e Michele ???

Sonham em ganhar um dinheiro e voltar para o lugar mais bonito do mundo na Romênia e montar  um restaurante italiano , que segundo Ioan , chamaria " Ioan & Michele " .

O amigo de Ioan , preso no trem ??? Eles se encontram em Roma ,e logo faz uma proposta de dinheiro fácil para o amigo . Qual era ???


Prostituição masculina, que enoja Ioan de cara , fazendo dar meia volta , e nunca mais ver o amigo patriota .


Michele consegue o emprego de volta e de repente uma fotógrafa acha Ioan um possível modelo para ela , convidando - o para entrar no mundo da moda e fotográfico . Ioan aceita e faz as malas ...

Michele sente a falta do amigo , mas aceita sua partida . Sentimento de amigo ???


Ioan faz sucesso nas fotos no mundo da  moda em Milão , e com o dinheiro do trabalho , começa o seu sonho : compra um carro !

O preço : Começa ter algo Laura ( Chiara Caselli ) , a fotógrafa , transam , mas , logo vê que o que a moça quer não é sua companhia e sim o seu corpo , seu rosto , para que se dê bem em seu trabalho .

Com esse trabalho sujo , Ioan pega o carro e vem de volta à Roma encontrar com Michele para irem para Romênia .


A dona do apartamento e moradora do anda de cima , uma atriz frustrada, recebe o telefonema de Ioan avisando , mas não vai dar o recado à Michele .

Só desce para reclamar do barulho do som alto e quando entra ...

Ioan chega à Romênia para o lugar mais bonito do mundo , onde sonha em abrir o restaurante italiano
 " Ioan & Michele "

O filme acaba .


Muito boa a temática dos imigrantes e seus problemas , as dificuldades , a vida difícil ou fácil dependendo do caráter de cada um , a realidade dos países que passaram pelo comunismo e ainda não se reergueram totalmente , o caráter e a base familiar de uns que fazem com que esses perdurem mesmo nos momentos mais críticos da vida ...

Bom filme !

Eu recomendo !
"Cover Boy : L'Ultima Rivoluzione - Carmine Amoroso


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário