Powered By Blogger

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

"Tão Forte e Tão Perto " OU Where The Streets Have No Name


Mais um filme que tive uma indicação para assistir e fui feliz em vê-lo. Acertou em quem me indicou e ganhei mais ainda eu em ver uma obra tão inteligente como essa no cinema .


Fazia tempo, não via algo com tamanha perspicácia , diferente, inusitado , que não caísse na mesmice , que são os filmes americanizados e blockbusters , principalmente esses que contam coisas do fatídico 11 de setembro de 2001.


Então, parabéns ao diretor Stephen Daldry , que teve porque não a sensibilidade de dirigir " Tão Forte  e Tão Perto " , filme que conta a história de Thomas Schell ( Tom Hanks ) , um ótimo pai de família , brincalhão , executivo, que incentiva seu filho Oskar ( Thomas Horn )  a se tornar um grande homem , mas , sobretudo a sempre estudar, pesquisar , descobrir , inventar , criar , o que de certa forma , o torna diferente de outros meninos de sua idade .


Essa grande relação pai-filho , não dura muito tempo , já que Thomas Schell estava no World Trade Center , no fatídico 11 de setembro de 2001 e não retorna para casa , ficando apenas , 6 mensagens deixadas por ele na secretária eletrônica, que Oskar as guardou por muito tempo sob seu  exclusivo segredo .


Com isso , ficaram Oskar e sua mãe Linda Schell ( Sandra Bullock ) , que também muito abalada pela morte do marido , parecia não dar atenção ao filho .


Um certo dia , Oskar vasculhando as coisas do pai, derruba um vaso azul , quebrando -o e encontrando um envelope com uma chave dentro  e com o nome BLACK por fora do mesmo .


Como Oskar tinha um raciocínio para tudo , achou que aquilo fosse um enigma e que tinha que desvendá-lo , como seu pai sempre o incentivava .


Assim, com uma lista telefônica, buscou todos os sobrenomes BLACKs de Nova York  e foi atrás de um por um para ver se algum deles conhecia o seu pai e sabia o paradeiro daquela chave .


O filme  passa uma boa parte nessas incessantes buscas, com pessoas diversas, bizarras, diferentes , mas que de uma certa forma ajudavam e muito Oskar a um amadurecimento que ainda não tinha , já que era um garoto especial, tinha uma inteligência evoluída , e muitas das vezes não tinha a capacidade para entender as coisas mais simples , sentimentos e o que parecia habitual para a grande maioria das pessoas , mas que para ele , era um grande desafio , como por exemplo , atravessar uma ponte , entrar em um metrô , etc ...


Nessa caminhada, Oskar encontra um grande aliado, que é o " inquilino " de sua avó ( Max Von Sydow)  ,  que o acompanha na busca do BLACK .


Max Von Sydow , sem dizer uma única palavra no filme todo , dá um show de interpretação  , é de arrepiar o que é a atuação desse senhor nesse filme !


Surpresas acontecerão mais lá na frente  , por isso , só vou complementar que o filme conta ainda com a  participação de Viola Davis como (Abby Black ) , Jeffrey Wright ( William Black ) e John Goodman como (Stan ).


Vale ressaltar que o filme é o OSKAR , ele toma conta , principalmente em suas andanças com seu vestuário todo peculiar , seu binóculo e o seu pandeiro .

Filme nota 10 !


Vale a pena !

Eu recomendo !


" Tão Forte e Tão Perto " - Stephen Daldry

Nenhum comentário:

Postar um comentário