Powered By Blogger

sábado, 29 de janeiro de 2011

" Um Peixe com um Sorriso " ou "O Homem nunca encontrará sua plenitude apenas em si mesmo."

"O Sorriso do Peixinho" , de C. Jay Shih, Alan I. Tuan e Poliang Lin, com música de Chien-ci é um curta de Taiwan baseado em uma história infantil sobre um peixinho sorridente e um senhor solitário, de Jimmy Liao.
Ganhador do Urso de Ouro do Festival de Berlim 2007.  Um solitário homem passa todos os dias por uma loja que vende peixinhos num grande aquário/exposição e acaba sendo fisgado emocionalmente por um pequeno peixe. Compra-o e essa companhia o liberta, levando-o as suas reminiscências de infante.
Certa noite é acordado por uma estranha luminosidade e móveis a voarem pelo quarto. Destacando-se estava o aquário fosforescentemente verde que o guia pelas ruas da cidade noturna e sonolenta. Acaba num parque, quiçá, o mesmo de sua infância das suas traquinagens pueris e como em todo sonho que se preze, as cenas avançam rapidamente e já se encontra frente ao mar. O peixinho, lá, a sua espera o conduz ao reino abissal. Depois, ele, se vê nadando entre cardumes dos mais coloridos matizes. Nada, nada e derepente o oceano é "finito". Descobre-se dentro do aquário do seu Netuninho. Lá fora, toda a fauna marinha o observa, impassível. Era um pesadelo. Senta-se em frente ao seu amiguinho aquático e divagando longamente resolve devolvê-lo ao seu habitat. Acontece então uma maravilhosa, mágica e encantadora relação de amor entre os dois.
O dia amanhece e a alma do homem liberta, comemora espraiados horizontes.


“A Fish with a smile” - Pedro Ribeiro ( Um peixe com um sorriso )

Ama, obceca, apaixona
Sê feliz, faz feliz
Mas apercebe-te.
Apercebe-te de que podes ser diferente.
Diferenças essas que te podem guiar à felicidade.
Faz recordar, faz viver.
Que te podem prender.
Caminha Caminhando
Ama Amando
Prende, liberta
Coabita!
Porque há lugar para todos nós
Terra ou Mar
E quem tem o poder da razão,
Pode não compreender,
Mas pode fazer; tentar fazer felizes aqueles que não têm.
Ama, obceca, apaixona
Sê feliz, faz feliz.




2 comentários:

  1. FANTÁSTICO. DESENHOS SUPER ELABORADOS. CONTO MARAVILHOSO. PARA QUEM ESCREVE CONTOS COMO EU, É UM TESOURO INCALCULÁVEL. TALENTOS SOBRAM AOS AUTORES! PARABÉNS! - [ OS CONTOS DE ENCANTAMENTO, TÊM O PODER DE OPERAR MILAGRES - Mauro Martins Santos (Eu ] OBRIGADO POR ESSE PRESENTE!

    ResponderExcluir