Powered By Blogger

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

"Numa Escola de Havana" OU Filme Obrigatório Para Diretores e Professores





Assisti ao filme cubano "Numa Escola de Havana " do diretor Ernesto Daranas , e um dos principais filmes cubanos da atualidade..






Pensando que Cuba, assim como Finlândia e França são países modelos no quesito educação , o filme é uma boa pedida para quem está na área .






O filme conta a história de um sexto ano , uma sala de aula normal , e que conta com um aluno que sempre está metido em confusões e indisciplinas.


Carmela (Alina Rodrigues) é a professora , uma das mais antigas da escola, com muita experiência e que conta com a aprovação dos alunos .






Chala (Armando Valdes Freire) é o garoto problema , que mora numa casa toda remendada , com quase nada , que tem como subterfúgio a cobertura do prédio , onde o garoto cuida de seus pombos para posterior vende-los , assim como de seus cães , que participam de rinhas , para também ganhar o sustento da casa , seu e de sua mãe, uma drogada e alcoolista , que é cuidada pelo filho.






Assim, Chala vive nesse mundo todo desestruturado , sem pai, com uma mãe da vida , e com responsabilidades de adulto desde cedo.






Na escola, Chala está sempre brigando com algum aluno, o que gera várias idas à diretoria.


Num determinado tempo, Carmela tem um infarto, o que a impossibilita de lecionar por alguns meses, sendo substituída por uma outra professora, mais jovem e que não tolera as atitudes de Chala.






Numa de muitas confusões a professora leva Chala à diretoria que não suporta mais e o encaminha ao reformatório , ao internato .


Com a volta de Carmela, as coisas não ficaram bem , e sabendo que o garoto fora levado para outro sistema, Carmela se revolta e diz que conhece o menino há mais de 3 anos e não é a mudança de sistema que vai fazê-lo crescer e mudar , brigando assim pela permanência dele na escola normal.






Além de Chala, a classe de Carmela tem outro problema, Yeni ( Amaly Junco) , a melhor aluna da classe, bonita, a escolhida por Chala e que tem o pai ilegal no país.






O problema é que a matrícula da menina não é validada , mas, Carmela conseguiu dar um jeito e manter a aluna .


Os diretores não querem mais suportar essa ilegalidade por temerem retaliação do governo , assim como a presença de um santinho no quadro de avisos da classe , colocado lá pela morte de um colega de classes dos alunos .






O que fazer então  com essa situação ? Manter as vontades de Carmela ou demiti-la ? ou aposentá-la de vez ?


O filme mostra Havana nua e crua , sua pobreza , os carros velhos e antigos , as casas acabadas , a rinha de cães e o povo , muito alegre e contente mesmo com todas as adversidades .






Tem que assistir , é muito bom , vale a pena refletir e discutir sobre as atitude de Carmela .




Valeu a pena !




Eu recomendo !


"Numa Escola de Havana"- Ernesto Daranas





Nenhum comentário:

Postar um comentário