Powered By Blogger

domingo, 2 de janeiro de 2011

"Um Amor Quase Perfeito" ou Realidade / Ficção ?

Uma história de amor muito incomum. O impacto entre dois mundos diferentes .É uma maravilha. Um belo, sensível filme sobre a vida , o amor ,a morte  e as trapaças que a vida e o amor pregam na gente antes da morte . Com estilo despojado , belíssimas interpretações, personagens bem construídos,fala sobre as coisas mais importantes para o diretor Turco, Ferzan  Ozpetek ,   de “ O Banheiro Turco “ : Amigos, família, amor, comida ... Baseado no título de um quadro pintado por Magrite “ A Fada Ignorante “ , só que no plural
  “ Le Fate Ignorante “ , onde o nome, refere-se a estes encontros que temos com as pessoas que mudam nossas vidas e a delas sem ao menos sabermos. Somos todos fadas de alguém, mas nunca como a dos contos para criancas, pois podemos ter ódio, fazer o mal. Por isto , somos fadas ignorantes.
A ação começa num museu. Uma bela mulher madura, por volta dos 40 anos, está observando esculturas. Um homem  bem vestido se aproxima dela, fala uma dessas frases feitas de tentativa de início de conversa, ela o dispensa: diz que está esperando o marido,  e que vão se encontrar, terão em seguida um compromisso . O homem vai atrás dela, diz uma frase do tipo: “Seu marido não deveria deixar uma mulher bonita como você sozinha”. Ela responde que ele sempre faz isso, está sempre a deixando sozinha para compromissos de trabalho . Fica óbvio imediatamente que são marido e mulher, estão brincando, fazendo um jogo. Ela é uma burguesa, sólida e consciente, Ele tem problemas com o amor, vive cercado por uma estranha família. Ambos são como as fadas ignorantes de que fala o título : não sabem o que podem dar um para o outro.  Antonia (Margherita Buy) é médica, atende pacientes com aids; veremos depois que é dona, ou sócia, de um laboratório de análises clinicas. Massimo (Andrea Renzi) é empresário, dono de uma companhia bem estabelecida. São bem de vida – moram numa casa grande, confortável, com um belo quintal que dá para um rio, com duplas de confortáveis poltronas. Gostam de ficar ali, os dois juntos. Parecem um casal feliz, ainda apaixonado e que estão casados há 15 anos. Com cinco minutos de filme, Massimo é atropelado e morre. Antonia enfrenta a perda mergulhada em profunda tristeza, em um desespero surdo. As pessoas da firma de Massimo juntam seus pertences pessoais que estavam no escritório e enviam para a casa dele. Antonia resolve colocar na parede um quadro que veio do escritório, chamado “A Fada Ignorante” . Na hora em que vai pendurar o quadro, ela nota uma dedicatória feita para Massimo. É uma apaixonada declaração de amor – e que cita sete anos de vida juntos. A metade do tempo do casamento que Antonia achava quase perfeito. Ela decide ir atrás da amante do marido. Sua vida vai mudar inteiramente a partir daí. Antonia descobrirá todo um mundo inteiramente novo para ela  e não teria qualquer sentido este post  revelar mais nada a respeito da trama.



Nenhum comentário:

Postar um comentário