Powered By Blogger

quarta-feira, 10 de maio de 2023

" 1976 " OU Ditadura Chilena



Para retomar o assunto de ditadura na América Latina, vamos para o filme  chileno" 1976", de Manuela Martelli, que foi filmado alí em uma região de Valparaíso em um povoado, e onde Carmen ( Aline Kuppenheim), com seus 50 anos, casada com o médico Miguel (Alejandro Goic) tem sua casa de praia, e essa está sendo reformada, com trabalhadores o dia todo lá.

A princípio, Carmen vem sozinha, e depois descem o marido, o filho, a filha com o marido e as crianças e tudo vira uma festa só. Não esqueçamos de Estelita , a grande ajudante de Carmen na casa.

Logo em sua chegada, Carmen vai se encontrar com o padre Sanchez ( Hugo Medina), que lhe pede um segredo e uma grande ajuda: Ela precisa ajudá-lo a recuperar um delinquente, chamado Elias ( Nícolas Sepúlveda ) que o padre está abrigando na igreja, ferido por uma bala que está em péssimo estado por causa da infecção.

Carmen com algum conhecimento, pois trabalhou na Cruz Vermelha, vai se ajeitando e dando conta do rapaz de 22 anos, e acaba recuperando -o .

Nesse meio conversam sobre o que realmente aconteceu e ele pede ajuda a Carmen para contactar seus companheiros, dar notícias de que está vivo e bem e de que precisa sair dali.

Carmen participa desse processo perigosamente, se arriscando e também a vida de sua renomada família.

Um pouco mais de tempos duros, como o de Pinochet no Chile para entendermos o que foi aquilo.

Discreto, o filme te oferece exatamente aquilo que imaginava. Baseado em histórias reais.

Na Netflix !


Nenhum comentário:

Postar um comentário