Powered By Blogger

sábado, 4 de fevereiro de 2017

"O Balão Vermelho" OU Clássico Atemporal









Assisti ao curta metragem de 1956, dirigido por Albert Lamorisse, " O Balão Vermelho" , que venceu os prêmios de Oscar de Melhor Roteiro e a Palma de Ouro  de Melhor Curta Metragem .






O curta foi indicação de um amigo meu que também viu por uma indicação em sua página social .






Valeu muito a pena , pois visualmente é muito bonito , contrastando o vermelho forte daquele balão com as imagens mais  cinzentas e antigas de Paris dos anos 50.






O filme, conta a história de um garotinho, Pascal Lamorisse , que pelas ruas onde anda encontra um balão vermelho preso num poste de iluminação .






Ele faz de tudo para poder alcança-lo e pega-lo . Quando consegue , o trata de amigo , fazendo que o balão siga os seus comandos e ande com ele por todos os lados .








Quando o balão não pode entrar nos lugares , como a escola por exemplo, fica aguardando o menino lá fora .







Isso, leva uma curiosidade imensa das outras crianças que querem também o balão.







Num certo dia, Pascal encontra uma garotinha ( Sabine Lamorisse)que tem um balão azul e parece também aos seus comandos.










No final, uma gangue de meninos faz uma emboscada para o garotinho para tomar o balão dele e estoura-lo .








Pascal fica desolado com o acontecimento , mas, toda Paris se sensibiliza e todos os balões da cidade vão ao encontro do menino, formam um grande aparato e o levam para fazer um passeio aéreo pela cidade, num gran finale .








Magia, liberdade , pureza , e tudo que uma criança pode sonhar de seu mundo colorido é retratado nesse belíssimo curta metragem .








Vale a pena assistir.






Eu recomendo !

" O Balão Vermelho"- Albert Lamorisse,






Nenhum comentário:

Postar um comentário