Powered By Blogger

domingo, 26 de junho de 2016

"Stonewall" OU O Começo de Tudo



Depois de algum tempo em mãos , assisti ao filme " Stonewall", do diretor Roland Emmerich, muito criticado pela imprensa norte americana , como sendo um filme fraco, injusto , heteronormativo, branco e racial.


Fui conferir então e o que senti foi a falta de um enredo melhor e mais político , engajado mesmo no que aconteceu e não na história de um estudante branco e bonito que foi expulso de casa no interior porque foi pego fazendo um boquete no quarterback do time .


Mas,o filme conta justamente a história de Danny ( Jeremy Irvine) que como disse é expulso pelo pai, que é treinador de futebol da universidade em que ele estudava e aí então pega sua malinha e segue para New York tentar a sorte com uma mão na frente e outra atrás.

Logo na chegada, na rua próxima ao bar Stonewall, sentiu a barra pesada da população LGBT do local e com dificuldades foi se encaixando no grupo, liderado por Ray ( Johnny Beauchamp) um latino magrelo que ganhava a vida fazendo programas e que se apaixonou por Danny desde o início.


Danny deixou sua mala no apartamento de um outro ativista mais velho e mais cordato e conviveu com os novos amigos fazendo arruaças , não ele , os outros e convivendo com a violência dos policiais que tinham ódio dos gays.

Danny levou uma surra uma vez por estar ali no local e mesmo não fazendo nada foi apanhado e espancado por policiais .


Vivendo sob péssimas condições, acabou por fazer também alguns programas e indo morar com um homem mais velho que lhe dava abrigo e trabalho, além de morar em frente ao bar .

Mas, em uma noite , após ter recebido uma carta da irmã , encontra o namorado com outro no bar e sai da casa dele enfurecido , querendo largar tudo e a todos nessa imunda cidade.


Com mais duas ou três cenas de abuso da polícia contra os gays e travestis , Danny esperava que sua mãe mandasse os papéis autorizando o mesmo a frequentar a Universidade Colúmbia , para que pelo menos tivesse uma vida digna, já que estudaria ali e moraria no local .


O pai, não fez isso , pois queria é que o filho se ferrasse mesmo . E a mãe era complacente .Só a sua irmã o aceitava do jeito que era e o amava.


O filme que se passava em 1969 e nos primórdios de 1970 mostra no final a grande rebelião da polícia e os gays , quebrando tudo , incendiando carros , uma verdadeira batalha nos entornos de Stonewall.

Logo após essa conquista dos gays, uma manifestação às ruas foi convocada e aí considerou-se a primeira parada , ou manifestação LGBT com intuito de reinvindicar os seus direitos civis perante a sociedade.


A partir daí, várias outras cidades e países começaram a fazer a sua e até os dias de hoje , essa manifestação do orgulho gay persiste em busca de mais e mais direitos.


Para conhecimento histórico do ato e do local vale a pena !



"Stonewall" - Roland Emmerich 

Nenhum comentário:

Postar um comentário