Powered By Blogger

domingo, 8 de maio de 2016

"Galileu Galilei" OU Leben Des Galilei de Bertolt Brecht



Estava eu muito ansioso em assistir ao espetáculo " Galileu Galilei" com a direção de Cibele Forjaz no Theatro Pedro II em Ribeirão Preto , até que chegara o dia das apresentações .


Uma colega de trabalho que assistiu um dia anterior a mim, já me falava que gostara muito da peça . Vi uma postagem de uma outra amiga que também assistiu e o comentário foi positivo.


Pronto! Era tudo o que eu queria para ir e também gostar muito desse texto de um dos diretores de teatro que mais gosto : Bertolt Brecht .


O teatro estava bem cheio , e o elenco já esperava o público com seus instrumentos por todo o teatro , característica do teatro brestiano.


O palco estava lá , com as cadeiras também características , tudo aberto, cortinas abertas, enfim, mostrando toda a verdade para o espectador para que não tenha nenhuma surpresa e que o foco seja sempre o mote do texto .


Começa o espetáculo, e a vida de Galileu é mostrada para nós , desde o início de seus experimentos e invenções , na sua Roma .


O telescópio chegou para ficar, foi aceito e vendido , apesar de já ter sido encontrado na antiga Amsterdam . Mas, o dele era especial : Aumentava 4X mais que o de Amsterdam .


E com o telescópio, Galileu vê aquilo que ninguém ainda tinha visto . Mas, será que essa descoberta lhe traria apenas flores ?


Galileu foi levado à corte de Florença para mostrar a sua nova descoberta . Percebia -se desde o início a resistência de quase todos .


O porquê ?

É que com sua descoberta o SOL seria o centro do universo e não DEUS .


A igreja de forma alguma poderia aceitar isso naquele momento . E a bíblia ?


Apesar de pesquisadores e estudiosos confirmarem a sua proposta e descoberta , a igreja vetou totalmente sua ideia e pediu a Galileu que deixasse de propagá-la.


Ou era isso ou seria queimado pela inquisição .

Escolheu  se calar ... e continuar no seu mundinho.


A peça conta com várias trocas de figurino ali mesmo no palco , o que é mais uma caraterística de Brecht .


Denise Fraga ora falava como Denise ora falava como Galileu , colocando e tirando a peruca .


A peça estava sempre marcada pelo tempo, através de cartazes e também da barriga de Galileu que sempre aumentava . ( o enchimento se dava na frente da plateia ) .


A música e os instrumentos colaboraram muito com o tema , destaque para o coro .


O telescópio, as bolas representando os planetas, estrelas , o grande mobiliário que entra em cena quando se falava do mais alto grau político  na Itália  também contribuíram para o cenário .


Além de Denise Fraga como Galileu , Ary França faz vários papéis , inclusive o de um cão ( que eu não consegui entender qual seria a simbologia ) , Vanderlei Bernardino , Jackie Obrigon, Luís Mármora , Silvio Restiffe, Daniel Warren, Maristela Chelala, Théo Werneck e Lúcia Romano somavam -se nesse grande e coeso elenco.


No final, os fãs foram cumprimentar os artistas que gentilmente conversaram , tiraram fotos e seguiram para mais um final de apresentação perfeita .


Dá vontade de voltar a fazer teatro ! É impressionante como isso contagia a gente que gosta . Estou com a peça na cabeça já faz 3 dias .


Parabéns a todos !


Valeu a pena !


Eu recomendo !



PS: Foto tirada momentos antes do espetáculo no aquecimento do elenco e na oração final.



Valeu Galileu Galilei !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário