Powered By Blogger

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

"A Culpa É Das Estrelas" OU A Vida Não Precisa Ser Perfeita


Nossa! Fazia tempo que eu não derrubava uma lágrima ao assistir um filme . Pensei ate que estava meio frio ou algo assim . Mas, ao assistir " A Culpa é das Estrelas " , a casa caiu , ou melhor , as lágrimas finalmente deram as caras no meu rosto.


O filme , baseado no livro de mesmo nome do escritor John Green e dirigido por Josh Boone , com certeza vai te agradar .

Ele fala da história de Hazel ( Shailene Woodley), uma adolescente com um cancer de tireóide , que quase morreu depois de ter feito a cirurgia ,radioterapia e quimio , por causa de complicações no pulmão .


Essas , fazem com que Hazel pelo resto da vida seja dependente de oxigênio , e ande com sua mochila- carrinho pra cima e pra baixo com o tubo do mesmo.

Desânimo? não! Vamos que vamos , segue a vida para a adolescente , que apesar de ter a exata noção de sua situação , caminha para frente .


Os pais de Hazel ? Nem eles acreditam que a garota tenha muito tempo , mas, também a estimulam a ter uma boa vida nesse tempo que lhe resta , como por exemplo : participar de um grupo de apoio á adolescentes que também passam pela mesma experiência do cancer .

Hazel reluta em participar, mas, vai à primeira sessão . Não quer retornar. Mais um empurrão da mãe Mrs Lancaster ( A excelente laura Dern ) e do pai Mr lancaster (  Sam Trammell) , a garota vai novamente participar do grupo , e é aí, que o destino ou as estrelas, porque não lhe reserva uma coisa nova : O grande amor da sua vida estava lá .


Augustus (Ansel Elgort) um rapaz de 18 anos, muito carismático, com aquele sorriso que cativa qualquer um , comenta o seu caso , um osteosarcoma na perna direita, que apesar de ter que ter feito a amputação e ele usar uma perna mecânica , no momento o  câncer estava estacionado .

Não demorou muito para o garotão conquistar Hazel com seu jeito todo especial .


Hazel , que era fã número 1 do escritor  Peter Van Houten ( Excelente atuação de Willem Dafoe ) e só lia seu livro " Uma Aflição Imperial " fala do livro para Augustus , que também  vira fã e discute suas implicações com Hazel.


O livro tem um único problema : Indagações sobre o seu final , que fazem com que Hazel mande várias cartas para o escritor , sem sucesso nas respostas .


Mas,Augustus teve uma sorte diferente : O escritor respondeu a seu email , e ainda os convidou para recebê-los em Amsterdã.

Isso foi a glória para Hazel , que sonha com esse momento , mas ir à Amsterdã com todo o problema dela .Será possível ?


Depois de mais uma passagem na UTI , com problemas respiratórios , e a negação dos médicos no que tange a viagem , Hazel , finalmente ganha a condição de fazer a viagem sonhada com sua mãe e o namorado .

Chegando lá , a decepção tomou conta do casal jovem , já que o escritor era um louco inveterado pela bebida e os tratou muito mal , não respondendo a nada que Hazel gostaria  de ouvir.

A única coisa que salvou a viagem , foram as declarações de amor de um para o outro e Dom Perignón que os dois tomaram num restaurante muito chique , acompanhado de um risoto de cenouras.


Ainda em Amsterdã , Augustus chama Hazel para falar que o seu câncer voltou , e que já tomava uma grande parte de seu corpo .

Os dois voltam para casa , numa tristeza muito grande , mas que mesmo assim ,Augustus não deixou a peteca cair, com muito humor , mesmo sabendo que em breve iria embora dessa vida .

Ensaiou até os discursos de Hazel e seu amigo para o seu próprio funeral .


Num final , agora com tudo isso , já previsível , o filme é muito bonito , a cumplicidade , o amor entre os dois , a percepção exata das doenças dos envolvidos e a grande atuação dos protagonistas .

Vale ressaltar a trilha sonora que também entra no embalo do drama .


As cenas de Amsterdã são belíssimas , principalmente para quem já conhece a cidade , vale a pena relembrar seus pontos .

" ...Alguns infinitos são maiores que outros... "

"...Esse é o problema da dor. Ela precisa ser sentida..."


"...Meus pensamentos são estrelas que eu não consigo arrumar em constelações .."

"...Você me deu uma eternidade dentro dos nossos dias numerados ..."

Filmaço ! Adorei !

Valeu a pena!

Eu recomendo !


"A Culpa é das  Estrelas " - John Green


Nenhum comentário:

Postar um comentário