Powered By Blogger

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

"O Artista " Ou Amarga Decadência


O filme " O Artista " do Diretor Michel Hazanavicius , todo em P&B , que se passa na Hollywood  dos anos 1927-1930 , conta a história de George Valentin ( Jean Dujardin ), famoso ator do cinema mudo da época , que por um acaso conhece Peppy Miller ( Bérénice Bejo ) , uma mulher , que por forças do destino vai se tornar a grande atriz daquela mesma época, vai dar início a uma outra fase do cinema , e vai ser a mulher que vai mexer com a cabeça dele pra toda a vida .


George Valentin é um gênio da tela , e juntamente com seu cão " Uggie"  atraem multidões  para assistirem a seus filmes . Mas, essa fase está com seus dias contados , tudo por causa do advento da mudança e dos avanços do cinema e também da intolerância e orgulho de George Valentin.


Isso faz com que ele saia do mundo cinematográfico e entre para a penúria , tendo que se desfazer , primeiro de seu fiel motorista , Clifton ( James Cromwell ) e pouco a pouco de todos os seus móveis e objetos de valores , conseguidos durante sua carreira como ator .


O declínio até o nada é muito triste, fazendo com que George tenha alucinações , beba compulsivamente , provoque um incêndio no pouco que lhe restava e até provoque a própria morte .


Mas, o amor à primeira vista de Peppy Miller , que desde que o viu pela primeira vez, nunca deixou de o acompanhar , de saber como estava , mesmo nos piores momentos , acolhendo - o na pior fase  de sua vida , e o seu eterno amor, dá à George Valentin , um retorno à vida cinematográfica , ao amor e porque não , à sua própria vida .


O filme tem momentos tocantes, engraçados , momentos de dança , que sabe-se que foram ensaiados exaustivamente pelos próprios atores .


O cachorro , que na minha opinião , é mais um grande artista dessa história, pois interpreta como gente grande .


E o fato de o filme ser mudo , em P&B , em quase nada tira os seus méritos e o deixa atrás de qualquer outro colorido e falado , muito pelo contrário , sua beleza, sua história de vida e acima de tudo a sensibilidade como trata o amor é de uma magnitude enorme.


Viva  " O Artista " !


Eu recomendo !


" O Artista " - Michel Hazanavicius

Nenhum comentário:

Postar um comentário