Powered By Blogger

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

"As Meninas " ou A Família de Filipe 4º de Velázquez

A obra " As Meninas " de 1656 , quadro de óleo sobre tela de 318x276 cm , exposta no Museu  do Prado , Madri ,  é até hoje alvo de especulações de críticos e historiadores  da arte .Um dos motivos está  em sua intrincada composição , capaz de transportar o espectador para dentro do quadro .
Velázquez, nascido em Sevilha, iniciou seus estudos aos  10 anos , foi aprendiz de Francisco Pacheco, pintor Maneirista , importante teórico da arte, com cuja filha, Juana, se casou em 1617. Por influência do sogro , integrou-se a corte real e em Madri, conquistou rapidamente a confiança do rei Filipe 4º , o que  lhe conferiu liberdade para expressar- se .
No centro da cena, a princesa Margarida , ladeada por damas de companhia , parece capturar o olhar daqueles que posam para Velázquez. O pintor retratou-se na tela inclinado ligeiramente para melhor observar seus modelos. No canto direito, bufões, anões, um cachorro e dois sóbrios personagens- todos típicos da corte. No fundo, um homem abre uma porta ,inundando de luz o último plano. Não fossem esse  feixe luminoso  e o pequeno espelho disposto , entre vários quadros, atrás do pintor , não se saberia a identidade daqueles que aparentam ser os verdadeiros  objetos da atenção do artista. A luz e o reflexo no espelho denunciam a presença do próprio rei Filipe 4º e de sua mulher, a  rainha Mariana . A propósito desse jogo labiríntico proposto por pinceladas  ágeis , o filósofo  francês Michel Foucault perguntou :
 " Somos vistos ou vemos ? ".

Nenhum comentário:

Postar um comentário