Powered By Blogger

terça-feira, 4 de agosto de 2015

"Branco Sai, Preto Fica" OU Realidade Racial de Ceilândia


Assisti ao filme documentário de Adirley Queirós " Branco Sai, Preto Fica " , que conta a história de 2 negros que tiveram drásticas consequências após uma batida policial num bailinho noturno.

Marquim do Tropa e Dilmar Duraes ,se ferraram após uma batida da polícia num baile da e´poca em Ceilândia, onde a ordem era : Preto Fica , Branco Sai , ou seja , preto apanhava, levava tiro , apanhava e branco ia embora sem nenhum arranhão.


Numa dessas , os dois foram baleados , um perdeu a perna  e o outro ficou paraplégico .

O filme mostra a dura vida dos dois , com dificuldades por causa do problema adquirido e suas alternativas perante a dureza  da vida.

A música foi uma das opções de Marquim do Tropa, que com sua rádio domiciliar fazia o que mais gostava de fazer : Música .


O filme insistiu nas cenas em que marquim, o cadeirante entrava em casa através de um elevador caseiro e depois ainda descia por uma escada também através de uma maquinaria , mostrando toda essa dificuldade da acessibilidade .

Dilmar também tinha que ir atrás de dar uma melhorada em sua perna mecânica , fazendo suas ida e vindas e vivendo do jeito que dava .


O filme conta também com uma parte de ficção , viajando para um ano de dois mil e lá vai cacetada , com um cara que tinha que descobrir quem fez essa arruaça toda no passado e aí então responsabilizar o estado por isso .


Essa parte ficcional acaba confundindo um pouco a  trama , mas, é apenas adicional, opção do diretor .

Tem também a história do DJ Jamaika em fazer um som legal para o marquim, em troca de um passaporte para entrar em Brasília ,mostrando também que até para entrar em um outro local , o negro e pobre  precisava de algo a mais , diferente  do branco que tinha livre acesso .


No final , uma engenhoca confeccionada por Marquim, estava pronta para funcionar e arruinar tudo na capital .


Tirei algumas coisas positivas do filme : A filmagem . Achei de uma qualidade muito boa . E também a trilha sonora me agradou bem .


Assim, para os que se interessaram pelo assunto e pelos pontos positivos do filme ...

Trailer do filme :



"Branco Sai, Preto Fica " - Adirley Queirós



Nenhum comentário:

Postar um comentário