Powered By Blogger

segunda-feira, 21 de julho de 2014

"Saló OU Os 120 Dias De Sodoma " OU As Fezes do Período Fascista



Finalmente peguei de minha estante e assisti até o final o filme de 1975 , de Pier Paolo Pasolini " Saló Ou Os 120 Dias de Sodoma" , baseado na obra do Marques de Sade .


Não foi fácil ,e confesso que em algumas cenas desviei o olhar da tela por realmente não querer ver a perversidade do diretor.


Saló foi lançado meses depois que o cineasta foi assassinado . É um clássico do cinema amado por uns e odiado por muitos .


Conta a história do regime fascista de Mussolini na Itália , onde na cidade que o ditador governava , SALÓ , um bando de  fascistas libertinos , sequestrou vários adolescentes , mantendo -os enclausurados para participarem de uma festinha particular ( abusos sexuais , humilhações , perversões , mutilações, assassinatos  , tudo a mando de homens ricos , poderosos e sádicos do regime fascista que imperava na Itália no momento .


O filme foca o tempo todo nessas escórias mentes , que fazem dos adolescentes , meros fantoches de seus imundos desejos .


Algumas mulheres mais velhas , contando suas experiências de vida , sexual , claro , para todos em uma sala , para que os excitem , e possa vir à mente várias possibilidades de desejos .


Meninos e meninas nús , é o que mais se vê no filme , tornando-se uma coisa banal . Cenas de penetração , sexo oral , masturbação fazem parte do roteiro dos sádicos , que aceitam tudo e todos .


O filme conta com alguns círculos , como o da Mania ,  das Fezes e do Sangue , sendo representado pelos desejos sexuais , pela obsessão às fezes e pela tortura, mutilações e até assassinatos na terceira fase.


Não me sinto à vontade em citar os atores, que são na verdade secundários ao tema .


O filme é perturbador , não é para todos , e tem como cenas fortes a que os adolescentes estão sendo levados como cães para os ricos fascistas e também a cena em que todos estão de quatro para os sádicos escolherem o melhor cú , onde o prêmio seria o assasinato .


"Então , coma merda !"


Valeu a Pena !

Eu recomendo !

"Saló Ou Os 120 Dias de Sodoma" - Pier Paolo Pasolini

sábado, 12 de julho de 2014

"A Guerra dos Rocha " OU Ninguém Quer Ficar Com Mamãe


Filme de Jorge Fernando , "A Guerra dos Rocha " , é bem divertido e trata de um tema bem peculiar e comum nos dias de hoje : Quem vai ficar com a mamãe ?


O filme é um remake do filme argentino " Esperando La Carroza "


Ary Fontoura é Dina Rocha , uma velha , toda descabelada , de vestidos , que não sabe pra onde vai, já que é rejeitada por todos os seus 3 filhos : Marcos Vinicius( Diogo Vilela )  , Cesar (Marcello Antony ) e Marcelo (Lúcio Mauro Filho) .


Os 3 filhos são casados com as respectivas :Paola (Ludmila Dayer ), Julia(Giulia Gam ) e Carol ( Taís Araújo).


Todos os 3 casais moram em uma casa muito bem confortável , e suas mulheres vivem como princesas , excetuando talvez Carol , que tem contas a prestar sobre o seu trabalho .


Com esse vai-e-vem , Dina um dia encontra sua amiga Nonô ( Nicette Bruno) e as duas saem pela rua , até serem raptadas por dois bandidos .


Como houve um acidente com um caminhão e uma senhora foi atropelada , somado ao sumiço de Dina, os filhos acham que sua mãe foi atropelada e tinha morrido .


Até velório acontece , para livrar-se do encosto da mãe, quando , de repente , ela aparece e espanta a todos .


No elenco ainda Aílton Graça (Marcondes ) , Felipe Dylon (Bilinho) ,Antonio Pedro ( Vicente ) e outros ...


Filme cômico que no final deixa-nos uma pequena mensagem moralista .


Só pela atuação de Ary Fontoura ,  como Dina, a mãe que todo mundo quer ela bem ....longe  , o filme já vale a pena ser assistido .

Eu recomendo !

"A Guerra Dos Rocha "- Jorge Fernando 

"Entre Nós " OU 10 Anos Depois ...


Bom o filme nacional dirigido por Paulo Morelli , com uma fotografia de chamar a atenção , "Entre Nós " , conta a história de uma turma de amigos escritores que se reúnem para celebrar a publicação de um primeiro livro da turma , numa casa maravilhosa  de um deles , mas, que por causa da bebedeira, acontece um acidente de carro , e há a perda de um deles .


O propósito dessa reunião além da celebração , era escrever cartas , que seriam abertas 10 anos após , num outro encontro .


Assim, na casa de Silvana ( Maria Ribeiro ) , dois casais já formados : Lúcia ( Carolina Dieckmann) e Gus ( Paulo Vilhena ) e Drica ( Martha Nowill) e Cazé ( Julio Andrade ) , além dos 3 amigos inseparáveis : Felipe ( Caio Blat ), Rafa ( Lee Taylor) e Silvana .


Muita bebida, comida, confissões , beijos e amassos marcaram o primeiro encontro em 1992 , e como disse anteriormente , cartas foram escritas e enterradas sob uma pedra , para que 10 anos depois fossem lidas .


A festa acaba , quando ocorre um acidente fatal, que Rafa perde sua vida .


Já em 2002 , numa nova reunião , as pessoas começam a chegar , e já uma primeira mudança : a troca de casais , pois Lúcia aparece casada com Felipe .


Aí chegam Drica e Cazé e depois Gus ,para completar a turma .


A reunião estava bem diferente de 10 anos atrás , um clima meio tenso , as coisas mudaram , livros foram publicados , cada um com seu ofício , além de revelações que estão por vir .


Foi aí que ao abrirem as cartas , esses 10 anos tiveram um peso enorme nas costas principalmente de Felipe , Gus e Lúcia .


Silvana fica inconformada com a revelação e se afasta , Lucia e Felipe pegam as malas e vão embora  e a vida talvez não seja a mesma depois do novo encontro dessa turma .


Destaque para o grande ator,e também  inteligente e agradável , Caio Blat !
A fotografia é belíssima , e vale a pena .

Eu recomendo !


"Entre Nós" - Paulo Morelli



"O Grande Hotel Budapeste" OU Histórias de Um Lobby Man


Ótimo filme de Wes Anderson , como já esperado , " O Grande Hotel Budapeste " , vale pelo roteiro e pela plêiade de artistas conhecidos .


O filme começa mostrando o já decadente  Hotel Budapeste , com seus poucos hóspedes , cada um com seu jeito bem peculiar e introspectivo e um escritor conversando com o concierge a respeito de um hóspede.


O hóspede em questão era o Mr Mustafá ( F. Murray Abraham) , o dono do hotel , que percebe que os dois estavam conversando sobre ele , chega ao escritor( Jude Law ) e o convida para um jantar para contar a sua história .


E assim, vamos saber como tudo ocorreu nesse grande hotel no seu período de glória , entre as duas grandes guerras mundiais .


O hotel tinha na figura de seu gerente M Gustave ( Ralph Fiennes) o seu maior cartão de visitas , tudo passava por ele , que sabia de tudo e como conduzir da melhor maneira as coisas com os hóspedes .


Iniciando no trabalho , o Lobby Boy Zero (Tony Revolori ) , o atual Mr Mustafa .

Zero começa a aprender o ofício com M Gustave e logo de cara , já tem uma grande missão: acompanhar M Gustave no caso da morte de Madame D ( Tilda Swinton) , uma ex -hóspede do hotel e amante de M Gustave .

Madame D é biliardária , tem um castelo e um tesouro em obras de arte , como o quadro " O Menino com a Maça " .


Mas, também tem uma enorme família, ambiciosa e que espera com garras e dentes para abocanhar tudo de Madame D .

Dmitri ( Adrien Brody) ,Jopling ( Willem Dafoe ) fazem parte da família  e usam suas armadilhas para que nada aconteça de errado com o testamento da mãe.

Serge X ( Mathieu Amalric ) é serviçal do castelo, mas tem um papel importante no caso .


Ainda no elenco Kovacs ( Jeff Goldblum) , Ludwig ( Harvey Keitel ) , Mr Ivan ( Bill Murray) , o policial Henckels ( Edward Norton) e Mr Chuck ( Owen Wilson ).


No meio da história , contada por Mr Mustafa, surge Agatha ( Saoirse Ronan), o grande amor de sua vida , ou da de Zero , como queiram , que também ajudou no caso de Madame D.


A história conta com a prisão de M Gustave, sua escapada da mesma , a ida dele e Zero afim de achar Serge X em um lugar bem peculiar , viagens de trem e alguns assassinatos .


Muito bom o enredo , ótima atuação de Ralph Fiennes , fazendo do filme um provável candidato desde já a ganhar vários prêmios.

Valeu a pena !

Eu recomendo !

"O Grande Hotel Budapeste " - Wes Anderson


terça-feira, 8 de julho de 2014

"Átimo" Ou Curta Metragem Nacional



Assisti ao curta metragem " Átimo" de Romeu di Sessa , com Mayara Magri e Lui Strassburger .

Foi bom, porque pude rever a atriz , que há tempos não via na telinha .


A história fala do casal , onde ela decide ir primeiro à Europa , Paris e ele , iria depois que conseguisse um pouco mais de grana para a viagem .

Cartas , cartas , alguns poucos telefonemas , saudades , e o tempo vai passando e nada dele ir à Paris, mesmo porque as coisas aqui também mudaram , pois ele acabara de conseguir um emprego bom , comprou um carro e alguns eletrodomésticos que nunca havia tido .

Lá também , as coisas mudaram , mesmo com o subemprego de babá , ela , acaba por transar com um outro homem .



Isso tudo revelado em cartas , transparente , para que ninguém saia prejudicado .

Ele também tem uma japonesa  , num breve romance , o que também é percebido por ela lá de longe .

Até que 5 anos depois , ela volta, chega ao Brasil e um amigo o avisa dizendo que não iria buscá-la , se ele poderia fazer esse favor.

Ele reluta , pensa , pegas todas as recordações , cartas , pensamentos , para ver se valeria a pena ir ou não buscá-la .

Será que ela ainda tem algum sentimento por ele ?Como seria a recepção e o encontro dos dois .

Detalhe que eles tinham combinado um sinal , 5 anos antes, que para um possível encontro , se ele fosse de chapéu e ela tivesse os cabelos soltos , esse encontro seria receptivo e positivo.

É ver para crer ...

Valeu a pena !

Eu recomendo !

segunda-feira, 7 de julho de 2014

"Fritz" Ou Cervejaria Artesanal (Ribierão Preto)


Fui conhecer a cervejaria artesanal  "Fritz" , uma franquia , aqui em Ribeirão Preto  e fiquei satisfeito com a cerveja e o atendimento .

A Fritz é uma cervejaria que tem sua fabricação em Monte Verde -MG e produz  5 tipos de cervejas : Klar, Natur ,Koelsch , Dunkel  e Weisen .

Eu experimentei a caneca grande da Klar, que é a pilsen , mais fraca e gostei .


O diferencial do local é também a culinária alemã , com destaque para o joelho de porco e os salsichões alemães .

Muito legal para quem quer experimentar a cerveja e comer a comida alemã .

Valeu a pena !

Eu recomendo !

"Tom À La Ferme " OU Pinceladas Fortes de Xavier Dolan


Assisti ao filme de Xavier Dolan " Tom À La Ferme ", novo diretor canadense , que traz à cena filmes bem carregados de sua marca .


O filme faz uma adaptação da peça de Michel Marc Bouchard , de mesmo nome .


Conta a história de Tom ( o próprio Xavier Dolan ) , que sai de Montreal e vai ao campo, no interior de Quebec , ao funeral de seu namorado Guillaune .


Ao chegar na casa dos pais , percebe a rude forma com que eles encaram a vida e a insuspeita sobre a sexualidade do filho que acaba de falecer .


Sua surpresa, foi ver que Guillaume , tinha um irmão , Francis ( Pierre Yves Cardinal ) , mais rude e asqueroso ainda , que dá um banho de boa interpretação no filme , dando a ele um tom de suspense e até terror .


Agathe ( Lise Roy ) , a mãe do namorado , é pura, boa e crê que o filho teve uma mulher , e fica até triste  e inconformada de que ela não tenha vindo em seu funeral .


Francis , desde o começo , aterroriza Tom , ameaçando -o se o garoto abrir a boca para sua mãe de seu caso com o irmão .


E o filme vai nessa toada de Francis pegando Tom e maltratando, ferindo , humilhando o garoto de Montreal , com a impressão de ao mesmo tempo odiar a orientação sexual de Tom e do irmão e de também ter a mesma queda para tal .


Algumas cenas são marcantes , como a perseguição de Pierre a Tom no milharal , o carregamento do bezerro por Tom , mas a mais bonita e marcante é a dança do tango de Pierre e Tom num salão  bem bonito .

O filme traz um terceito personagem na história , Sarah , mas, que da mesma forma que entrou, saiu sem explicações .


Valeu a pena !

Eu recomendo !

"Tom À La Ferme" - Xavier Dolan