Baependi é uma cidade do sul de minas, entalhada na Serra da mantiqueira e cortada pela Estrada Real.
Além de ser uma cidade rica em cachoeiras, montanhas, rios e ter uma parte no Parque Estadual da Serra do Papagaio, a cidade ainda conta com a devoção dos fiéis à Nha Chica.
Ainda pequena , Francisca de Paula Jesus, que nasceu em Santo Antônio do Rio das Mortes, distrito de São João del Rei , veio para Baependi com sua mãe e seu irmão .
Um dos poucos pertences que trouxe foi uma imagem de Nossa Senhora da Conceição .
Com apenas 10 anos Francisca e seu irmão Teotônio, com 12 anos , ficaram órfãos e restou a Nossa Senhora da Conceição a dar todos os caminhos e conselhos a pequena menina.
Nhá Chica , como ficou conhecida Francisca, atendia em casa a todas as pessoas, dava conselhos, uma palavra de conforto e fazia uma oração .
Sua fama de santa foi se espalhando e pessoas de muito longe vinham para visitar Baependi.
Nhá Chica construiu ao lado de sua casa, um pequena igrejinha, onde guardava a imagem de Nossa Senhora da Conceição.
Depois de várias reformas, hoje é o santuário da Imaculada Conceição , que levou cerca de 30 anos para ser concluída.
Nessa igreja, estão o túmulo e os restos mortais da devota .E estão ampliando ainda mais esse grande santuário.
Nhá Chica, faleceu com 87 anos de idade e as pessoas puderam exalar de seu corpo, um perfume de rosas, nos 4 dias de velório , perfume também exalado 103 anos após sua morte, por autoridades eclesiásticas por exumação de seu corpo.
Um fato que ouvi no santuário foi de que certa vez, um homem simples , onde a mulher estava para dar a luz, foi à missa , ou à igreja e Nhá Chica o interpelou cumprimentando -o e falando que poderia voltar para casa que sua mulher tinha dado à luz uma linda menina .
Não conheci a história de Nhá Chica e fiquei muito feliz de ter estado nesse lugar e em seu Santuário.
Destaque ainda para a belíssima Igreja Matriz de Nossa Senhora de Montserrat , que vale a pena visitá-la por sua beleza única.
Assim é Baependi-MG !
Valeu a pena !
Eu recomendo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário