quarta-feira, 3 de abril de 2024

" Bacurau " OU Revisitando O Filme de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles


 Resolvi revisitar o filme " Bacurau " após ele ser anunciado na Globo como filme da semana. Eu assisti no Globoplay.

Então, Bacurau é uma cidadezinha no sertão de Pernambuco, que ora está no mapa, ora não, com poucos habitantes, e que tem em Lunga ( Silvero Pereira) seu cangaceiro matador amado e odiado fora por alguns dias, pois está sendo procurado pelos crimes que cometeu.



O mais interessante é que desde a entrada da cidade onde tem uma casa até no centro, todos estão conectados por celular e por avisos rápidos de quem está chegando na cidade de diferente da população, como o odiado prefeito da cidade vizinha que só aparece lá para fazer campanha política.

Temos  a médica Domingas ( Sônia Braga), que presta seus serviços à comunidade, mesmo com sua implicância com alguns assuntos e pessoas. Ele deu a maior baixaria no velório de Dona Carmelita ( Lia de Itamaracá ).


Seu Plínio ( Wilson Rabelo), é um grande articulador da cidade e Teresa ( Barbara Colen), está de volta à sua terra e juntamente com Acácio ( Thomás Aquino), também conhecido como Pacote , completam o time das pessoas com vozes na comunidade.

Certo dia, coisas estranhas começam a acontecer na pacata cidade, como o caminhão pipa voltar cheio de rajadas de bala, desperdiçando o bem maior pelo chão duro. assim como uma chacina em uma fazenda, sendo mortos 7 pessoas, inclusive uma criança .



Um povo diferente começa a surgir no longa como os gringos Michael( Udo Kier), kate ( Ali Willow), Julia ( Julia Marie Peterson ), Terry ( Joony Mars), Joshua ( Brian Townes) , Willy ( Chris Doubek) e os brasileiros do sul do país ( Karine Telles e Antonio Saboia). Eles têm a missão de exterminar a população de Bacurau e quem mais mata, ganha mais pontos, como em um jogo de videogame.



Com o ataque dos estrangeiros, a cidade fica sem sinal de celular, e mais gente é morta. 

Lunga é chamado com urgência para ajudar a população mesmo sendo procurado pela polícia.

A gente percebe no filme traços do cineasta Kleber Mendonça Filho. ( Ele adora filmar prédios públicos desocupados, casarões sem ninguém, gente, rua, cachorro, igreja).

Destaque na trilha para: John Carpenter " Night "; Gal Costa " Não Identificado " e Geraldo Vandré " Requiem para Matraga ". 

Parece que me foi mais satisfatório a minha revisita do que a primeira vez que assisti. Gostei mais dessa vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário