segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

" Boy From Heaven" OU O Islamismo e Seus Desdobramentos Escusos



 Como estava querendo assistir a esse filme! Sabe, eu sinto que tenho uma queda por filmes de língua árabe, talvez pela ascendência de minha avó que nasceu na Síria.

Lamento de não ter aprendido a língua, e acredito que por meio dos filmes posso ter um contato um pouco maior com algo que me pertence.

Falo de " Boy From Heaven " filme que o Egito escolheu para tentar uma vaga no Oscar 2023 e que ganhou o Festival de Cannes em 2023 como melhor roteiro.

A direção do filme é de Tarik Saleh e vemos a câmera passear pelas ruas do Cairo , pela Mesquita de Muhammad Ali, que por sinal já pisei ali por duas vezes.

O filme começa com Adam ( Tawfeek Barhom), que mora em uma vila pequena com o pai, que é pescador e ele o ajuda na pesca o no ganho da família. Tem dois irmãos e não tem mãe, que faleceu.

Adam recebeu uma carta de aceitação da famosa instituição islâmica do Cairo Al- Azhar, e tem que deixar a família para seguir o seu caminho.

Adam vai para o Cairo, toma o seu lugar no quarto coletivo com outros e começa seus trabalhos.

Aos poucos as coisas vão acontecendo e Adam é escolhido para ser um informante de Ibrahim ( Fares Fares), um homem do estado que quer saber detalhes de várias coisas que acontecem lá em Al- Azhar.

Adam faz muito bem o seu trabalho, e muda várias determinações de momento, como a escolha do Imã, e a descoberta de alguns dissidentes de Al-Azhar.

O único problema é que o estado após concluir suas buscas, termina também com quem as informa.

Adam terá que escapar dessa rotina, e vingar a morte de seu amigo Zizo, morto antes dele ser o informante.

“Sua alma ainda é pura, mas cada momento neste lugar irá corrompê-la.”

No final Adam nos contará o que aprendeu no Vaticano Islâmico do Cairo...

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário