Assisti ao filme espanhol, que ganhou o Festival de Berlim e possivelmente será o candidato ao Oscar de melhor Filme Estrangeiro pela Espanha em 2023. O filme acabade entrar na grade do MUBI.
Falo de "Alcarras " filme da diretora Carla Simon, cidade da Catalunha, onde a família de Quimet (Jordi Pujol Dolcet) vive e trabalha com a terra. Eles são produtores de pêssegos.
As terras deles ficam em um local bem afastado, não se vê nada. Somente a casa deles. E eles vivem bem, trabalham todos juntos, e são felizes. Claro que há algumas diferenças, e que de vez em quando acontece algum arranca rabo.
Um dia, eles descobrem que não têm o documento das terras que utilizam e isso poderá implicar na perda das terras.
Os reais proprietários querem instalar painéis solares no local. E então, a família de Quimet tem até o final do verão para entregar as terras.
O que se vê é um desespero em poder salvar toda a safra de pêssegos para poderem ainda ganhar algo sobre o que plantaram.
Com algumas cenas na vila, à noite, mostrando um recorte da vida social dessa família e alguns problemas, o filme centra-se basicamente na vida do campo mesmo.
A cena inicial das crianças brincando no carro velho e inutilizado é fantástica.
O final é triste e infelizmente cai na frase que dei subtítulo ao filme.
Recomendo !
Nenhum comentário:
Postar um comentário