Ah os filmes franceses... Definitivamente são os melhores para mim. Parece que tudo que gosto encontro dentro deles.
Assisti ao " O Professor Substituto", do diretor Sebastien Marnier, onde Laurent Lafitte, o professor Pierre Hoffman balança a roseira toda a vez que aparece. Ele enche a tela. O filme é ELE.
Estamos falando de uma classe com alunos nota 10, especiais, do ensino médio na França, onde um professor se joga pela janela para tentar cometer o suicídio.
Após essa tragédia, vem o substituto Pierre Hoffman ( Laurent Lafitte), que já saca de cara que seis alunos vão lhe causar problemas.
O dia a dia do professor Pierre não é fácil, ele não tem a aceitação dos alunos e coisas estranhas começam a acontecer com ele, na casa dele, no celular dele.
Além disso, percebe uma movimentação estranha nesse grupo, e vê que nem a direção do colégio se importa com isso. O negócio é que eles atinjam excelentes notas e faça disso a melhor escola da região.
Os outros professores também são bem esquisitões, e Pierre não pode contar com nenhum deles.
O seu amigo amante, que agora tem uma bebê, também não tem mais tempo para ele, e desaparece do filme se dar explicações.
Resta a Pierre tentar decifrar o que está por trás desses adolescentes.
É exatamente desse tipo de filme que gosto. Com pegadas subliminares, com um pouco de suspense e mistério, com lacunas, onde você possa viajar durante a sua exibição.
Destaque para a analogia feita pelo diretor com relação ao livro A Metamorfose de Kafka, já que o professor defende tese sobre o autor. Me refiro às baratas...
Excelente! Recomendo !
Nenhum comentário:
Postar um comentário