Assisti ao filme espanhol " O Bom Patrão", dirigido por Fernando León de Aranoa e protagonizado pelo sempre excelente Javier Bardem.
O filme conta a história de uma fábrica de balanças espanhola e o dia a dia dos funcionários e o patrão Blanco ( Javier Bardem).
Blanco se intromete na vida pessoal de todo funcionário que dá algum problema na fábrica. Marca uma reunião em um restaurante, vai conversar com a esposa, tira o filho da cadeia, coloca filha de primo na empresa, e por aí vai ...
Blanco é carismático, mas, claro tem seus problemas: Quando manda embora um funcionário e esse não aceita, monta um acampamento com seus dois filhos pequenos na estrada em frente a entrada da empresa para fazer campanha contra, e principalmente às vésperas de uma visita controladora e de averiguação superior para qualificação ou não da empresa de balanças.
Blanco fica louco com isso. Sua relação com sua mulher é boa, ela tem uma loja e não dá trabalho para ele.
Blanco pelo jeito dá seus pulinhos fora do casamento também. Adora um rabo de saia, principalmente das mais novinhas.
O filme nos mostra como são variáveis as relações do capitalismo e com muita acidez o diretor mostra claramente o que todos nós empregados passamos em nossos trabalhos.
É isso aí mesmo. Quem manda é o patrão !
O filme foi o escolhido pela Espanha para tentar uma vaga como Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2022.
Valeu !
Nenhum comentário:
Postar um comentário