terça-feira, 20 de julho de 2021

" Tokyo" OU Simplesmente Imperdível !

 



Assisti ao filme tríptico " Tokyo", de três diretores ( Michel Gondry, Leos Carax e Bong Joon Ho), que discorrem sobre a Tóquio de suas maneiras.

Simplesmente fantástico, mas, o segundo filme " Mèrde" de Leos Carax arrebenta, acaba com você.

Eu já conhecia o ator pelo filme Holy Motors, e fiquei extasiado com sua atuação. Ele é bom demais.

Voltando ao filme. São três partes então, onde a cidade de Tóquio é retratada sobre a visão de cada diretor.

Começando com Michel Gondry, que mostra a história de um casal, que chega de carro à cidade grande com um sonho de que o marido torne-se um diretor de cinema.

Uma chuva e a amiga que os acolherá espera na rua em frente à sua casa. Minúscula. Sim. Tudo lá em Tóquio é bem simples e pequeno e as pessoas têm que se adaptar.

O casal estaciona o carro em um local proibido, e ganha duas multas. Eles mudam para um comércio que só abrirá daqui há 5 dias. Não é que esqueceram, e o carro foi guinchado e levado para o pátio.

Ou seja : O dinheiro contado para alugar um apartamento ia cada vez se escoando, e o casal não saía da casa da amiga .

As coisas vão para um lado mais fantasioso, o marido entra para o mundo do cinema, e a mulher vira uma cadeira. Sim, vira uma cadeira.

O Segundo filme : Mèrde é simplesmente fantástico. Trata -se do homem do esgoto ( Denis Lavant), aquele cara horrível, com um olho de vidro para fora da órbita, cabelo estranho, barba virada e pequena, roupa esquisita, que sai do esgoto para assombrar a população japonesa.

Ele adora comer flores e dinheiro e não se comunica com ninguém, até que um advogado francês que tem semelhanças físicas com ele, se oferece para ajudar na comunicação antes que ele seja julgado pelos crimes que cometeu e assolou Tóquio.

O terceiro filme é do consagrado Bong Joon Ho, diretor sul coreano vencedor com Parasita, que mostra a história solitária de um homem de uns 30 anos que vive sozinho em sua casa há mais de 10 anos e nunca saiu da porta para fora.

Ele recebe o dinheiro do seguro da morte do pai, e com o telefone faz todos os pedidos de comida que precisa. Tem uma pilha de caixas de pizza, de livros e revistas que lê o dia todo, além de poder fazer suas necessidades tranquilamente, podendo até dormir sentado no vaso.

Um dia essa história toma um outro rumo, e faz com que o rapaz pense em mudar alguma coisa que já dura esses 10 anos.

Valeu muito a pena ! Assistam no MUBI !

Nenhum comentário:

Postar um comentário