segunda-feira, 21 de junho de 2021

"State Funeral " OU A Dualidade de Um Cortejo na Rússia de Stalin.


 Bem, meu filme principal desse final de semana, foi " State Funeral ", com a direção de Sergei Loznitsa, que mostra cronologicamente o funeral de Stalin em 1953.

Essa fita tinha sido apreendida e só foi liberada no governo Gorbachov, na Perestroika. Ele teve mais de 30 horas de filme, e fez uma edição em 2horas e 30 minutos para nos mostrar do que o estadista morreu, o seu velório e finalmente enterro, com uma massa para acompanhar todo esse cortejo, e alto falantes no país inteiro narrando os acontecimentos, fazendo com que todos parassem o que estavam fazendo e acompanhassem mesmo à distância.



Me chamou a atenção alguns detalhes :

As delegações de países comunistas chegando de avião para o cortejo, e uma delas seria a parte comunista da Grã Bretanha .

A feição da massa que não se alterava de jeito algum. Apenas algumas mulheres com lençinhos que limpavam as lágrimas, mas, que pareciam ser forçadas, combinadas a fazer aquele ato.

A pompa com que ocorreu o cortejo do estadista . O locutor a todo momento lembrando da cartilha do comunismo, como se fosse uma professora de 1ª série do colégio para as crianças que estariam no primeiro dia de aula.

A neve que assolava a União Soviética nesse dia , com todos usando seus capotes e chapéus.

O final, que vale o filme, com a descrição de quantas mortes foram assoladas no período em Stalin comandou, quantas mortes de pessoas que morreram de fome no período Stalin, e quantos morreram torturados também no seu período de governo.

Importante assistir e analisar todos esses fatos, ver o comportamento do povo russo, e estudar um pouco mais essa parte da história .

Valeu. No MUBI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário