terça-feira, 15 de dezembro de 2020

" Wasp Network - Rede de Espiões" OU Exercício de Incerteza



Assisti ao filme " Wasp Network - Rede de Espiões" do diretor Olivier Assayas, pois tive a curiosidade, já que o vi em uma lista de filmes estrangeiros prováveis para uma indicação ao Globo de Ouro.

Então vamos lá ! o filme está na Netflix, tem o Wagner Moura fazendo par novamente com a Ana de Armas, tem a Penélope Cruz e o Gabriel Garcia Bernal, entre outros.

O filme tem como pano de fundo a bonita Havana e a também bonita Miami . E o tema : São os militantes, geralmente pilotos de aviões cubanos, que deserdam, vão para Miami, mas, na verdade, estão lá para mandar informações para Cuba sobre ataques terroristas e outras operações que tendem a acabar com o governo de Fidel Castro.

Estamos nos anos 90, a Rússia está fora, Cuba agora tem que aguentar a barra sozinha. Fome, miséria, falta de eletricidade, de medicamentos e outras péssimas condições fazem com que muitos cubanos tentem a fugir do país para melhores condições.

Em Miami, há uma organização cubana, que tenta ajudar aos que estão chegando, aos que não estão conseguindo chegar e outras ações que não fazem parte da parte humanitária, e sim de tráfico de armas, de drogas , etc.

Edgar Ramirez é Renê, piloto de avião, casado com Olga ( Penélope Cruz) e com uma filha em idade colegial.

Ele foge para Miami e começa o trabalho, depois é Juan Pablo Roque ( Wagner Moura ), que pelo mar, chega na base americana em Guantanamo. Ele, logo se casa com Ana Margarita ( Ana de Armas), e outros companheiros  chegam a todo instante para fazer parte do grupo, como Gael Garcia Bernal.

O filme é um pouco atropelado, e acaba por sumir com alguns personagens do nada. De qualquer maneira valeu a intenção de mostrar esse período político enfrentado pelo governo de Fidel.

Assistam na Netflix e tirem suas conclusões ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário