Nossa, que massa ter assistido ao filme " Cabeça de Nêgo", do diretor Déo Cardoso. Falo isso por o ver em várias listas de melhores filmes de 2020.
Realmente o filme me surpreendeu positivamente. Ele conta a história de alunos, em sua grande maioria negros, em uma escola estadual, do Ceará, se não me engano, onde em certo dia de aula, um aluno negro, foi xingado.
Sim, Saulo Oliveira ( Lucas Limeira), foi xingado de negro, e acabou revidando fisicamente o seu colega, e isso fez com que o professor o quisesse para fora da sala de aula.
Mas Saulo, não aceitou essa condição e permaneceu lá até o término da aula, e pior, não foi embora para casa, ficando na escola sozinho somente com o vigia.
Foi aí que começou sua saga, perambulando pelos ambientes da escola, e mostrando as mazelas por vídeo para que todos pudessem ver o descaso do estado com a educação e com os alunos.
O caso viralizou, e o conselho resolveu expulsá-lo da escola.
Assim, os alunos vieram em peso, com reinvindicações e ameaçavam tomar a escola se não fossem cumpridas.
Saulo continuava na escola, lendo livros dos Panteras Negras, emprestado por uma professora sua, e resistindo a tudo e a todos.
Ótimo filme sobre vários temas importantes na nossa sociedade, na nossa cultura e educação.
O que fazem com o dinheiro destinado à merenda? Quem supervisiona as validades dos alimentos ? Por que isso ?
Obra extremamente social e política que merece ser vista em toda sala de aula desse país .
Recomendo demais !
Nenhum comentário:
Postar um comentário