"...Fé : Quando Não se Tem, Se Inventa ..." Caio F.
Saiu do forno, o documentário do Cearense Victor Costa Lopes, " As Cores do Divino", disponibilizado online, onde todos podem aprender um pouco e se identificar com os entrevistados a respeito de fé, religião e orientação sexual ligada ao entendimento LGBT.
O documentário cearense conta com 9 conversas, 9 pessoas do universo LGBT, onde, todas já fizeram ou fazem parte de uma instituição religiosa.
Religião, fé e espiritualidade, onde todos os entrevistados são cearenses. O diretor tenta fazer tomadas em todas as religiões de nosso país.
Interessante cada participante abrir sua casa, e sempre algum detalhe nos chama a atenção, como as plantas de um entrevistado, que foi expulso da igreja, por causa de um chapéu que causou, as imagens afro em uma " casa", com uma participante do candomblé, que explicou bem as diferenças das vestimentas masculinas e femininas; Um outro integrante do candomblé, falando do corpo possuir uma identidade cômoda ou não na casa; a moça de personalidade forte, que atuava em encontro de jovens, na igreja, e teve que deixar a instituição por causa de um relacionamento com outra garota, onde a pastora foi conversar com a família para reverter a sua alma ; a felicidade uma outra mulher que mesmo em um convento, um espaço religioso, descobriu sua homossexualidade, saiu da instituição e foi sentir-se plena e outras histórias ...
De longe, adorei justamente a última entrevista, na casa do casal de homens, que adotam o espiritismo como sua religião, que foi muito natural, verdadeira e a que mais me tocou.
" A Cada dia, mais e mais pessoas estão se afastando da igreja e se voltando para Deus ..."
Valeu a pena !
Eu recomendo !
"... Quem só acredita no visível tem um mundo muito pequeno..." Caio F.