O objetivo desse blog é poder compartilhar o que foi visto em espetáculos e shows , os filmes assistidos , os lugares visitados , cidades, Países , além da vida noturna e muita música ilustrando tudo isso .
sexta-feira, 19 de julho de 2019
"Holocausto Brasileiro " OU Documentário Baseado no Livro de Daniela Arbex
Assisti ao documentário "Holocausto Brasileiro ", dirigido por Armando Mendz e Daniela Arbex, baseado no livro homônimo de Daniela Arbex, já que não li o seu livro .
O filme conta a história do Hospital Psiquiátrico, chamado de Colônia, em Barbacena, que funcionou de 1930 a 1980, e que mostra que mais de 60 mil pessoas foram mortas ali, por causa de frio, fome, maus tratos, abandono, falta de medicamentos, de profissionais preparados e outras mazelas.
No início, aliás, antes de se tornar um hospital psiquiátrico, ele era tipo um SPA, onde a burguesia do Rio de Janeiro, principalmente ia se hospedar ali , graças ao ótimo clima de serra de Barbacena, que servia para tratar doenças respiratórias e também dos nervos.
Somente anos depois, que virou a tal Colônia, onde os doentes eram jogados em um trem, num vagão de loucos e despejados ali.
As histórias são de horror, tipo campo de concentração mesmo, cenas parecidas com aqueles que viveram na segunda guerra.
Os paciente ficavam pelados, somente tinham um comprimido azul e um rosa como medicamentos, e o eletrochoque que era indicado à revelia.
Depois, ainda teve a chegada de mais de 100 crianças, que estavam em uma instituição que fechou e foram também jogadas aliem Barbacena.
O depoimento de várias crianças, que hoje ainda estão vivas, mostram e apontam o local como filme de terror.
Os funcionários também deram vários depoimentos importantes de como era a vida lá, os médicos, os pacientes, e a decadência que se deu ao passar dos anos.
Até o cemitério onde eram jogados e enterrados os corpos, teve até que ser desativado, de tanto corpo, e mau cheiro que já exalava .
O pior de tudo é que em quase todos os depoimentos, vimos que nem só loucos eram internados na Colônia, e sim pessoas que davam trabalho para as famílias, homossexuais, sindrômicos, pessoas normais , que as famílias levavam e nem endereço deixavam para nunca mais serem incomodadas.
Triste pensar de todos que morreram ali na tristeza, pobreza e principalmente solidão.
São as mazelas de nosso país , que pouco a pouco são desenterradas e mostrada para nós ...
Vale a pena!
Eu recomendo !
Nenhum comentário:
Postar um comentário