O objetivo desse blog é poder compartilhar o que foi visto em espetáculos e shows , os filmes assistidos , os lugares visitados , cidades, Países , além da vida noturna e muita música ilustrando tudo isso .
segunda-feira, 10 de setembro de 2018
"Eles Não Usam Black Tie" OU Os Dias Eram Assim
Depois de muito tempo em minha videoteca, animado pela resenha do amigo e produtor Veiga, que me contou uma história relacionada ao filme, assisti " Eles Não Usam Black Tie", de Leon Hirszman.
O filme de 1981, conta a história de Otávio ( Gianfancesco Guarnieri), um operário sindicalizado, politizado e ligado aos direitos dos trabalhadores e sua família.
Otávio é casado com Romana ( Fernanda Montenegro), uma mulher brava, dura com o filho Chiquinho ( Flávio Guarnieri) e tem também o filho mais velho Tião ( Carlos Alberto Riccelli), que também é operário, trabalha na mesma empresa que o pai e namora com Maria ( Bete Mendes).
O dia a dia na fábrica corre com o burburinho de uma greve, e as relações ficam acirradas entre os funcionários, pois nem todos são a favor.
Tião, é um deles, já que acabara de receber a notícia de que Maria está grávida de um filho seu, e isso lhe traz preocupações quanto ao futuro.
O problema é que a própria Maria é a favor da greve e mesmo grávida vai às ruas para lutar pelos seus direitos.
Os militantes mais fervorosos são Sartini ( Francisco Milani) e Bráulio (Milton Gonçalves), que juntamente com Otávio tomam frente da operação de greve.
Na casa de Maria, as coisas não vão bem, já que seu pai, fora assassinado por um assaltante, crime bobo, e agora Maria tem que cuidar da mãe doente ( Lelia Abramo) e do irmão Bié ( Fernando Ramos da Silva).
O filme não tem um final feliz, já que o clima acirrado da greve deixam todos à flor da pele.
Valeu a pena ter assistido a esse clássico, ganhador de vários prêmios no cinema .
Eu recomendo !
Nenhum comentário:
Postar um comentário