Fiz o agendamento da visita da Sala São Paulo com o Danilo, um estudante de História da USP que monitora as visitas lá.
Chegamos lá no horário marcado, e com um grupinho foi iniciada a visita.
Primeiramente passamos por vários ambientes do prédio que é enorme e que na época ( anos 40) foi construído para ser uma estação de trem, competindo com a estação da Luz, que fora construída pouco quilômetros dali .
O café era o ouro do momento, São Paulo prosperava, e os cafeicultores queriam que viesse um trem do interior à capital e da capital à Santos.
O projeto demorou 8 anos para ser construído e quando ficou pronto, o período não era mais o mesmo, já que a bolsa da Nova York quebrou, o café não era mais a galinha dos ovos de ouro, e tudo ia muito mal, visto que era a vez da industrialização.
Assim, o que era para ser uma estação de trens, com salas de espera para passageiros de primeira classe, de segunda e de outras classes, não vingou.
Tudo foi pensado com o café como o motivo principal, sendo até suas cores verde e vermelho, de suas folhas e o próprio eram representados no prédio todo.
E agora?
Passamos por todas essas salas, e os vitrais, os lustres, o tamanho gigante de cada uma delas é de se impressionar.
Havia no projeto inicial no meio do prédio um jardim de inverno, e foi exatamente nesse meio que foi construído a sala de concertos, que hoje é a Sala São Paulo.
Maravilhosa, toda de madeira ( que seria o que fora construído depois) e o material original que não poderia ser mexido.
A acústica, o desenho, o teto que se move de acordo com cada orquestra e espetáculo, tudo muito bem projetado e planejado.
Gostei muito !
Valeu a pena!
Eu recomendo !
Nenhum comentário:
Postar um comentário