Achei bem interessante e inusitado esse " O Vendedor de Passados " do diretor Lula Buarque de Holanda , baseado no livro homônimo do Angolano José Eduardo de Agualusa .
A história começa na casa de Vicente ( Lázaro Ramos ) , toda decorada com peças antigas, fotografia mais antigas ainda , onde funciona o próprio escritório dele.
Vicente é um vendedor de passados, editando fotos, histórias antigas, copiando, colando , arrumando casais inverídicos e tudo o que o cliente pedir .
Começamos a ver o caso de Ernani ( Anderson Muller ) , que é virgem , nunca teve relação com mulher e queria um passado construído , onde ele fora casado e tinha se separado, para lhe dar mais auto confiança e prestígio numa investida para realmente ter uma mulher de verdade.
Nos negócios de Vicente , estão envolvidos seus amigos Davi ( Pedro Brício ) e Dr Jairo ( Odilon Wagner) amigo do pai de criação de Vicente, que por incrível que pareça também não sabe nada de seu passado. Vem a saber depois de muito tempo com a sua mãe adotiva entregando um vídeo com sua história.
A história começa a ficar boa, quando Alinne Moraes entra em cena, dizendo querer um passado , com uma ressalva que ela cometera um crime.
Não quis dar nome , endereço e nenhuma pista de nada. Carta branca para Vicente, que tirou fotos da moça , onde em suas costas haviam marcas bem feias de possíveis queloides.
Vicente fica intrigado com a moça, que também lhe desperta outros sentimentos.
Acaba fazendo uma busca e arruma uma história da ditadura argentina, onde ela foi queimada pelos torturadores com charutos , assim como a mãe foi morta .
Aí, ela veio para Curitiba , fez uma nova família , mas, sempre com as lembranças do horror que passou no país vizinho.
Pronto ! Perfeito para Clara , o nome que Vicente deu à moça .
A sequencia do filme foi surpreendente para Vicente e a nós também , numa jogada ardilosa da moça bonita.
O filme conta ainda com Mayana Neiva no papel de Stela, noiva de Jairo e Ruth de Souza, numa mulher que coleciona álbuns de fotografias, casamentos bem antigos .
Destaque para a cena quente entre Alinne Moraes e Lázaro Ramos .
Excelente filme , gostei muito .
Eu recomendo !
PS : Dá vontade de começar a comprar aquelas coisas velhas ( objetos de arte ) na feirinha do MASP de domingo !
"O Vendedor de Passados " - Lula Buarque de Holanda
Nenhum comentário:
Postar um comentário