Nessa última sexta-feira , 20/03/2015 , tive a oportunidade de assistir no Theatro Pedro II , o espetáculo "Concertando: O Resgate das Modinhas e do Violão " que segundo Gustavo Costa , músico responsável pelo violão , fazia parte de um show para angariar fundos para o pagamento de imposto de um violão barrado na alfândega de um aeroporto .
Sim, a história é essa, e triste , pois já é muito difícil viver de música no nosso país e aí, um músico consegue sair para se apresentar em outros países para mostrar o seu trabalho, que por muitas vezes não é reconhecido aqui , leva o seu material de trabalho : seu violão , e na alfândega de um aeroporto , eles o barram querendo que o músico brasileiro pague por 75% do valor de seu violão que era japonês se não me engano !!!
Pôxa ,que situação mais embaraçosa , não ?
Enfim , a história é triste, mas, tiveram a ideia de fazer esse espetáculo para tentar recuperar um pouco desse dinheiro pago para o imposto do violão e agora vem a outra parte : a música !
Gustavo Costa começa o espetáculo trazendo obra de Johann Sebastian Bach ( Partita I BLUV 1002) com transcrição para violão solo .
Depois entra no palco José Gustavo Julião de Camargo que se junta com Gustavo com o seu violão caipira para encenarem outras obras , como : Perdão , Pitangas do Pardo e Quem Sabe ? com o acompanhamento vocal da soprano Yuka de Almeida Prado .
A apresentação foi belíssima e encantou a todos que compareceram com absoluta certeza .
Mais tarde , ainda tivemos a apresentação do grupo Brasil Matuto , com rabeca , violoncelo, guitalelê/violão/piano , somados ao violão caipira de José Gustavo Julião de Camargo .
Apesar de o público não ter sido muito bom , valeu muito a pena !
Eu recomendo !
"Concertando: O Resgate das Modinhas e do Violão - Yuka de Almeida Prado
Nenhum comentário:
Postar um comentário