Assisti ao filme " À Beira do Caminho " , do diretor Breno Silveira , e gostei do que vi , pois com uma fórmula simples , mas com atores extremamente competentes chegou ao espectador como deveria .
O talentoso João Miguel ( João ) , caminhoneiro , desiludido com a vida , por causa de uma tragédia no passado , envolvendo sua amada , sai às estradas do nosso país , com aquela cara fechada, fala monossilábica e uma angústia tremenda .
Mas, logo no início da viagem , percebe que tem alguém na caçamba de seu caminhão , e quando vê, é um pequeno menino ,Duda , ( Vinicius Nascimento ), que pede a todo custo para seguir viagem com ele , pois perdeu a mãe , que faleceu, e não tem ninguém na vida, já que seu pai o abandonou sem o mesmo conhecê-lo .
João, reluta muito em levar o menino em seu caminhão, esbravejando e não dando nenhuma brecha, mas, no final , acaba levando .
E o filme , é todo dentro desse caminhão, com João e Duda tendo suas conversas, mas, por causa de Duda, que falava demais e menos com o João , que só escutava e não gostava muito do vínculo.
A estrada é também um outro pano de fundo, com suas paradas em postos, restaurantes de beira , as refeições dos dois , enfim ...
Aos poucos João vai absorvendo um pouco todo esse papo do menino e vai se soltando ,momento que isso se torna mais evidente quando os dois caem num rio para nadar e brincar .
Ah....a música ....João é apaixonado por Roberto Carlos , e Duda também gosta , assim , as músicas do Rei , fazem parte do filme todo , fazendo parte do roteiro , por causa de suas letras .
Começa com " A Distância " , passa por " Amigo " , " Outra Vez " e finaliza com " O Portão " .
O menino Duda é muito simpático e acaba cativando João e a nós espectadores .
Ainda no filme , Dira Paes é Rosa e Ludmila Rosa é Helena , as mulheres do passado de João .
Denise Weinberg é a mãe de João , que está com sua filha .
E Ângelo Antônio ( Afonso ) , é o suposto pai de Duda, que mora em São Paulo , para onde João e o menino seguem em busca desse encontro .
O final é esperado e outro detalhe , são as frases de para-choques de caminhão , que não deixam de ser interessantes para quem as lê .
Assim, o road-movie de Breno Silveira acaba deixando uma boa impressão .
Valeu a pena !
"À Beira Do Caminho " - Breno Silveira
Eu recomendo !
Nenhum comentário:
Postar um comentário