Assisti esse filme pela 2ª vez , e novamente gostei muito , resolvendo então fazer uma postagem , para que as pessoas possam se interessar e assisti-lo também .
Michael Moore , o diretor de " SICKO " , quer mostrar nesse documentário como é doente a saúde nos EUA .
Isso porque , há uma enorme contradição entre a riqueza do país e a má qualidade de vida , decorrente da desorganização dos setores assistência médica pública e privada , na lógica capitalista de manutenção dos lucros das asseguradoras de saúde .
Tudo isso por medo talvez de encontrar uma medicina socializada , que é exemplificada pelos modelos canadenses e britânico .
Você vai ficar abismado em ver como os EUA trata os seus doentes , e aí sim , dar valor ao grande SUS , que existe no BRASIL e que agrega a tudo e a todos .
Se você não for assegurado nos EUA , você corre o risco de morrer , de não ter assistência médica , e tudo o que você tem , mesmo se for assegurado , o seguro quer te manobrar em todos os sentidos para não te pagar e sim te extorquir .
Conheço algumas pessoas que moram nos EUA e vêm fazer o seus tratamentos de saúde aqui no BRASIL , por ser mais barato e mais confiável .
Tudo é muito caro no sistema de saúde americano , e não há governo que consiga mudar essa situação , já arraigada na terra do TIO SAM$ .
O filme , mostra depois comparações com os sistemas de saúde no Canadá , na França, na Inglaterra , Itália e em Cuba , onde dá exemplos em todos eles com americanos que lá vivem e nem acreditam que possam estar usufruindo de toda a estrutura que esses países lhes oferecem no quesito saúde .
Assim, acho que também nos fortalece cada vez mais em acreditar em nosso sistema de saúde , que é único , descentralizado , universal , e de uma forma ou outra tenta aplicar os princípios da equidade , dando mais , para quem tem menos .
Assistam esse filme , vocês terão uma surpresa muito grande ...
Ah ! E cuidado para não ficar doente nos EUA !!!
Vale a pena !
Eu recomendo !
"SICKO "- MICHAEL MOORE
Nenhum comentário:
Postar um comentário