Assisti pela 4ª ou 5ª vez o melhor curta-metragem brasileiro " Ilha das Flores " , com a direção de Jorge Furtado .
O curta é de 1989 , mas continua atual e valendo nos dias de hoje, tanto é que é usado em quase todos os cursos de saúde pública , como material didático e uma ferramenta de discussão .
O porquê disso ? É que Jorge Furtado foi genioso ao mostrar a trajetória de um tomate desde a sua plantação até a sua chegada no lixo .
Esse ciclo contém em seu interior , o ser humano capaz de pensar , os porcos , o capitalismo , a globalização , o materialismo , o ceticismo religioso , a miséria , crianças e mulheres famintas , e a Ilha das Flores .
Assim , nessa mistura toda , o tomate, assim como o lixo , porcos e o ser humano tem o mesmo nível e estão na mesma escala de uma evidente desigualdade social .
O curta , que tem a duração de mais ou menos 13 minutos, é muito inteligente , dinâmico e conta com a música " Fantasia sobre O Guarani " de Geraldo Flach, com Zé Flávio na guitarra .
No final, uma citação da imortal Cecília Meirelles " Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda . "
Vale a pena assistir várias vezes !
Eu recomendo !
"Ilha Das Flores " - Jorge Furtado
Nenhum comentário:
Postar um comentário