quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

" Miguel's War " OU O Fantasma do Passado Libanês


Assisti ao documentário " Miguel's War " de Eliane Raheb, que segue a história de Michel Jleilaty, um homem homossexual do Líbano que viveu na Espanha já adulto sob o nome de Miguel Alonso, e ele revisita os traumas de infância que o fizeram querer fugir da sua terra natal.

O doc. é bem espirituoso e muito bem produzido, com imagens engraçadas tentando amenizar a dor maior de todo esse significado de exílio que o personagem sentiu naquela época e ainda guarda na alma resquícios que não desaparecem jamais.

Miguel evita falar da mãe do pai, do irmão, parece que não existiram. Antes do exílio, Miguel ainda seviu o exército, lutando na Guerra Civil do Líbano.

Mesmo assim, soubemos um pouco de sua infância, adolescência e depois a época que veio para Madrid.

As histórias são pesadas. Miguel relata que fez sexo com 2000 homens. 

O doc. visita uma casa de show de drags, Miguel se deleita com as piadas da artista, com uma risada estrondosa.

Miguel anda de carro com a diretora do filme, lembra da babá que cuidou dele na infância, de uma outra amiga que fez logo que chegou em Madrid e assim, vai se completando a colcha de retalhos, com personagens contratados para representarem momentos vividos por ele.

Não dá para mensurar o tamanho do buraco causado por toda essa repressão familiar e do próprio país nesse homem que tem a coragem de se despir e contar a sua história.

Deve haver centenas de Miguel ...

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário