Assisti ao ótimo filme "Hammarskjöld- Luta pela Paz " de Per Fly que está na 48ª Mostra de Cinema de São Paulo e fala um pouco dos últimos dias do Secretário Geral da ONU, o sueco Dag Hammarskjöld.
Dag foi uma pessoa muito cordata, educada, sério, feito para o cargo, e que em seu mandato havia o problema das descolonizações europeias na África e uma das últimas era a do Congo.
Dag não estava conseguindo unificar o estado, pois algumas facções isoladas ainda em posse e ajuda da Bélgica teimavam em resistir no poder próprio.
Dag era muito respeitado no mundo político, mas as coisas começaram a ruir quando ele decidiu atacar essas forças contrárias e EUA, Reino Unido e a própria Bélgica pensavam diferente.
Além disso, Dag ( MikaelPersbrandt) reprimia sua sexualidade. Ele teve um caso no passado com Peter Levin ( ThureLindhardt), e hoje ele eram apenas amigos, pois Dag insistia em dizer que ele era o Secretário Geral da ONU, apenas isso.
Dag escrevia poemas e o que pensava sobre a vida diariamente. Os seus relatos foram deixados por ele mesmo, e depois editados e publicado. Vende até hoje.
Gostei muito da história dele e achei muito válido. Fiz uma reflexão para os dias de hoje, e provavelmente não mudou muita coisa das relações entre esses oficiais.
Recomendo !
Nenhum comentário:
Postar um comentário