segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

" A Sociedade da Neve " OU Tragédia e Milagre nos Andes



Assisti ao ótimo filme da Netflix " A Sociedade da Neve " dirigido por Juan Antonio Bayona e ambientado na famigerada Cordilheira dos Andes.

A Sociedade da Neve é baseado no livro "Tenía que Sobrevivir", coescrito pelo sobrevivente do acidente, Dr. Roberto Canessa, e o jornalista uruguaio Pablo Vierci.

A história já foi retratada em diversos filmes e documentários, como por exemplo: o mexicano Sobreviventes dos Andes (1976), de René Cardona, e A Sociedade da Neve (2007), do uruguaio Gonzalo Arijón.

Eis que, um time de rúgbi do Uruguay tem a oportunidade de disputar um campeonato em Santiago, no Chile, e todos fazem os maiores esforços para irem nessa viagem, que é considerada barata e que será uma ótima oportunidade de fazer uma viagem internacional.

O ano é 1972 e 45 passageiros estão no vôo da Fuerza Aerea Uruguaya, que por causa da turbulência e do mau tempo cai nos Andes argentinos.

Na queda, 29 passageiros sobrevivem, mas com condições desfavoráveis: frio intenso e surreal e falta de comida, além de estarem em uma posição onde ninguém os avistará.

Eles usaram uma parte do avião para se alojarem junto com as pessoas que iam morrendo ou de frio ou por causa de infecções por causa do acidente.

Um grupo de 04 amigos tentam subir a montanha e ir para o outro lado pedir ajuda. Mas a caminhada é árdua.

O filme nesse trecho traz toda a dificuldade daqueles que ficam, a maneira que eles tiveram que fazer para se alimentarem e tudo parecendo muito real.

O que eu gostei mesmo foi da cena em que o avião cai. Foi muito boa. Não tem como não se sentir no próprio avião.

O filme será o representante da Espanha na luta para ser um dos 5 indicados ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2024.

E não é que conseguiu ser um dos 05 indicados ao Oscar 2024.


Nenhum comentário:

Postar um comentário