Assisti no Looke o filme " La Llorona ", da Guatemala, que em 2021 foi selecionado pelo país para tentar uma vaga no Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
O filme é dirigido por Jayro Bustamante e conta um pouco da guerra civil de 1960 na Guatemala entre o Governo e a milícia esquerdista que deixou mais de 250.000 mortos até 1990.Por causa disso, o então General da época Enrique ( Julio Diaz), que foi absolvido pelo tribunal de ser acusado como genocida, tem a sua vida tornado um inferno, por manifestantes principalmente de origem Maya, rodeando sua casa, e todos os lugares que ele pudesse estar.
Fora isso, um espírito chorão, o atormentava todas as noites em sua cama, com um choro de lamento, daqueles que o tiravam da cama e vasculhava a casa inteira a procura dessa pessoa.
Na casa do General, Valeriana ( Maria Telon) era uma dessas representantes Mayas que protegia a filha ao contrário da multidão, a mulher Carmem ( Margarita Kenefic) e a filha Natália ( Sabrina de la Hoz).
Na verdade, são as crianças, os adultos e idosos que foram mortos pelo governo supervisionado por ele nessa guerra civil mencionada anteriormente.
Um assunto interessante voltando a tona sobre a Guatemala e a todos os países que praticaram a mesma festa de horrores.
No Looke !
Nenhum comentário:
Postar um comentário