Excelente a indicação de um colega estudioso no cinema Queer, do filme " Lupe - A Cidade dos Sonhos ", dirigido por André Phillips e Charles Vuolo. O filme está no Looke.
O filme tem uma base que se inicia a tempos atrás na pobre Cuba, onde 2 garotas se iniciam cedo na prostituição, levando uma vida bem difícil e decidem tentar a sorte nos EUA.
Só que uma delas, deixa o irmão, ainda pequeno para trás sozinho e sem ressentimentos foge do país.
Nessa época, Rafael( Pedro Rodrigues), já aparentava alguns traços afeminados, mas mesmo assim lutava contra isso através de treinos em sacos pesados, dando socos, e jogando para fora toda a dor que sentia em ter uma família disfuncional e de se sentir estranho.
O tempo passa, Rafael ( Rafael Albarran) parte para os EUA em busca da irmã Isabel sem nenhuma informação.
Agora, um boxeador, passa a dar treinos em uma academia para se sustentar. Aluga um apartamento, e vai para as ruas em busca da irmã.
É um jogo perigoso, já que a irmã está nas mãos de cafetões. E o máximo que encontra é a amiga Elsa( Christine Rosário), na boca, no submundo de Nova York, presa por cafetões.
Rafa consegue tirar a amiga do local, leva para o apartamento dele, e divide suas mágoas dia a dia com uma pessoa do seu país.
A busca pela irmã Isabel( Lucerys Medina) continua. Ele conhece uma amiga com quem vai tratar de sua sexualidade. Tem também no amigo que treina para o boxe uma certa atração. A cabeça de Rafa está bem cheia e confusa.
Os dias, meses e anos passam, e as coisas vão se encaixando, menos o encontro com a irmã Isabel.
Onde está Isabel ?
Gostei muito da perspectiva diferente em que um personagem de gênero foi inserida, e mais uma vez senti que se trata de um dos maiores desafios do momento passar por esse processo.
Difícil, doloroso, perigoso.
Boa sorte à Lupe e a todos que estão nessa transição!
No Looke ! Não percam !
Nenhum comentário:
Postar um comentário