quinta-feira, 15 de junho de 2023

" Till" OU Sancionada a Lei que Considera o Linchamento um Crime de Ódio Federal (30/03/2022)



 

Finalmente o filme " Till" de Chinonye Chukwu, que está disponível no Prime.

O longa mostra a busca implacável de Mamie ( Danielle Deadwyle) por justiça para o filho de 14 anos, Emmett Till(Jalyn Hall), que em 1955, foi linchado enquanto visitava os primos no Mississippi.

Era período de férias e Emmett todo alegre e carinhoso com a mãe e a avó está feliz por fazer mais uma viagem ao Mississipi para visitar os primos e os tios.

A mãe, viúva de um ex combatente de guerra, que trabalha em um escritório da aeronáutica, toda receosa com a ida do filho por 2 semanas, tempo que nunca ficou longe do menino e claro, o receio de que no Mississipi, com outro tipo de sociedade e legislação possa acontecer algo que esteja fora de seus controles.

Dito e feito! Emmett na primeira saída com os primos, em um café, acaba por elogiar a dona branca do local, dizendo que ela parecia uma atriz de cinema e ao sair faz aquele assobio típico.

Ela vira uma fera, vai buscar a arma e todos correm e vão para suas casas.

Só que não. Os brancos foram atrás do menino de 14 anos, pegaram-no a força na casa do tio e espancaram, lincharam e com certeza acabaram com a vida de uma criança.

Mamie ao saber do fato fica ensandecida, vai para o Mississipi com a ajuda de um primo que tem um político influente no estado e volta sem notícias.

Quando vem a confirmação da morte, a vida de Mamie vira do avesso e agora ela quer que os EUA vejam o que fizeram com o filho dela, e vai lutar por justiça pelo resto de sua vida para que casos como esse não aconteça novamente.

A atuação de Danielle Deadwyle é memorável e valeu um prêmio BAFTA de Melhor atriz.

Agora, 67 anos após o incidente, o presidente Biden sanciona a Lei que Considera o Linchamento um Crime de Ódio Federal (30/03/2022) e coloca o nome de Lei Emmett Till em homenagem ao garoto que foi brutalmente assassinado em 55.

Mais uma história de ódio e racismo que conhecemos e ficamos indignados como essa raça sofreu e sofre até hoje por causa apenas de sua cor de pele.

Valeu !




Nenhum comentário:

Postar um comentário