E mais um filme que assisto do diretor Jafar Panahi, iraniano preso, que não tem suas liberdades adquiridas em seu próprio país por motivos políticos.
Mesmo assim, " No Bears " é mais um desses que mistura cenas filmadas, coisas do cotidiano, e o dia a dia de Jafar aonde se esconde.
Dessa vez ele está em uma pequena aldeia, perto da fronteira com a Turquia, é muito bem recebido, mas uma foto que tirou ao acaso pode lhe trazer problemas.
É que nessa aldeia, quando uma menina nasce o seu cordão umbilical quando cortado já é prometido para um jovem de uma outra família.
Acontece que a tal menina, hoje moça não o quer, e um outro jovem está apaixonado por ela, encontrando -a e traindo as tradições da aldeia.
Certo dia, Jafar tirando fotos ao acaso, parece que clicou o casal, e alguém viu. O chefe da aldeia com os aldeões foram até o diretor pedindo que ele entregasse a tal foto.
E o filme entrelaça esse assunto com algumas cenas do elenco do filme de Jafar que está em outro lugar e ele tenta através da péssima internet dirigir as ações de seu roteiro.
Confesso que no início demorei a me interessar, mas depois foi ficando interessante e o final foi bem bom.
Fico pensando como é morar em um país como o Irã, suas leis, suas tradições, o cerceamento do Estado, e outros problemas mais, como a sua geografia.
É isso !
Ah, No Bears, é que em uma das estradas por onde Jafar passaria, reza a lenda que teria ursos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário