sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

" A Ilha de Bergman" OU Um Pouco Mais Sobre O Grande Diretor




 Esse filme do MUBI estava em listas de melhores filmes de 2022. Fui conferir e gostei muito.

Falo de " A Ilha de Bergman" de Mia Hansen Love, que tem a ilha de Faro como pano de fundo para essa história que mistura presente e passado, filme e vida real.

Isso porque o casal que se dirige para lá é de cineastas e estão querendo um local com inspiração para escreverem  e criarem um novo filme.

Depois de um voo com turbulências, uma viagem de carro, um trecho de balsa, eles finalmente chegam à ilha onde Ingmar Bergman passou uma parte de sua vida e inclusive fez de seus aposentos como parte de cenas de seus filmes.

O casal foi recebido por uma senhora que cuida das casas de Bergman que teve 9 filhos e 4 casamentos.

O local além de ter umas 2 ou 3 casas, tem um lindo mar na frente. Tudo perfeito para que os dois possam ter inspirações de todos os lados.

Como eles já tinham entrado em contato com locais por email, eles se encontram e conversam um pouco sobre a vida de Bergman no passado.

Falam de seus filmes, de sua relação com os filhos e do que as pessoas achavam do diretor na ilha.

O assunto Bergman sempre irá voltar em alguma cena, e isso te acrescenta muito. Uma grande parte dos seus filmes é citada.

E Chris ( Vicky Krieps) e Tim Roth passam ótimos dias, escrevendo, dando uma saidinha de bicicleta, indo à vila, fazendo tour sobre livros e locações do diretor, conhecendo novas pessoas.

Com relação ao casal, parece que essa estadia os afastaram um pouco, mesmo tendo em comum uma filha que ficou com a mãe de Chris.

Chris por sinal conheceu um universitário que a levou em outros lugares marcados do diretor que o tour oficial não leva e vida que segue.

No final, ela conta para Tim o que já escreveu, e é nessa parte que se misturam realidade e ficção e o filme fica cada vez melhor.

Mia Wasikowska é Amy; Anders Danielsen Lie é Joseph; Hampus é Hampus Nordensen que fazem parte da história do filme de Chris.

Recomendado. No MUBI.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário