Assisti ao longa em documentário argentino " Las Ranas " do diretor Edgardo Castro, que aborda a ida das mulheres para a visita íntima em uma prisão uns 50 km de Buenos Aires.
Primeiro, foca em uma delas, o local onde mora, com quem convive, o bom trato de sua filhinha, sua vida social, o dia a dia tentando vender meias nas ruas e nas casas e recebendo muito mais não do que sim.
Passado isso, o trabalho que dá para ir a tal prisão onde está o marido ou namorado, pegando Ônibus, em horário incomum, não dormindo a noite, e chegando com mantimentos para o seu parceiro, além de passar o dia, almoçar, e depois ter um momento de sexo.
Isso é mostrado umas quatro vezes focando 3 ou 4 mulheres diferentes, suas dificuldades e o pior, como elas fazem para levar drogas e celular para os seus respectivos.
Será que em alguns presídios não existe revista das mulheres na entrada?
O documentário não é de muitas palavras, é mais contemplativo, um road movie da cidade para o presídio.
Me chama a atenção de como os presos não têm cara de homens que cometeram algum tipo de crime e de como a família parece considerar normal a presença deles naquele lugar.
De qualquer forma é um bom documentário para vermos como funciona em outros países e refletirmos sobre a situação do sistema prisional.
No MUBI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário