Excelente o filme da BBC, como sempre para variar, tudo o que produzem é de muito bom gosto, " Benediction" do diretor Terence Davies traça a vida nas telonas do poeta Siegfried Sassoon, no período da primeira guerra mundial, sua indignação com a própria guerra, suas poesias anti-guerra, a reação do governo, sua vida pessoal e confusa no campo sexual, o casamento e o final da vida.
Siegfried (Jack Lowden) vai para a primeira guerra, vê muitos colegas mortos, o que é retratado no filme com vídeos de arquivos em preto e branco.
O diretor mostra os momentos pós guerra, onde o poeta fica com a cabeça um pouco desajustada e é enviado à uma clínica militar que abriga esse tipo de patologia em representantes das forças armadas.
A todo instante é mostrado algumas leves inclusões de Siegfried com relação à sua sexualidade, mas isso é escancarado quando ele conhece o pessoal das artes, do teatro musical, e da cultura em geral, que se solta e acaba por namorar Ivor Novello ( Jeremy Irvine), um artista meio lunático, exótico e não confiável, que Siegfried se apaixona incondicionalmente.
Depois vem Stephen (Calam Lynch) e Sigfried também vive um relacionamento conturbado, não sendo feliz novamente.
Parte então para um relacionamento com uma mulher: Hester Gatty ( Kate Phillips), com quem se casa e tem um filho e vive com ela pelo resto de sua vida.
Deixo todos esses acontecimentos entre um relacionamento e outro e toda essa parte da vida de Siegfried para o telespectador apreciar. Adianto que a poesia tratada é muito linda, mesmo descrevendo cenas de guerra.
Stop War !
Viva Sigfried Sassoon!
Nenhum comentário:
Postar um comentário