Fazia tempo estava atrás desse filme e eis que me apareceu todinho na minha frete. Não sabia que tinha esse significado grande como teve.
" Plaza Catedral " de Abner Benaim, filme do Panamá que ficou entre os 15 semi- finalistas de Melhor Filme Estrangeiro para disputa nesse Oscar 2022.
O filme conta a trágica história de Alícia ( Ilse Salas), mexicana radicada no Panamá, que agora está divorciada de seu marido pelo fato de ter ocorrido uma tragédia em suas vidas.
Alícia é corretora e agora muda-se para um apartamento na Plaza Catedral, que tem uma fama de ser um local meio que perigoso.
Ela tem problemas todos os dias ao estacionar o seu carro quase em frente à sua porta de ter os guardadores de carros querendo dinheiro para tomarem conta e isso a irrita.
Chefe( Fernando Xavier de Casta) é um desses meninos de 14 anos, que fica perturbando a moça. Quando não recebe o que quer lhe xinga, joga o dinheiro de volta na cara do cliente e assim vai.
Certo dia, depois de uns drinks, Alicia estava com um homem em seu apartamento e quando ele foi embora, ela percebeu que sua escada estava cheia de sangue.
Foi ver o que acontecia e era o menino ( Chefe), que tinha sido baleado. Ela o colocou no carro e o levou para o hospital deixando ele lá dentro e voltando para seu apartamento.
Dias depois ele aparece lá pedindo para ficar, pois pobre e baleado iria ser preso.
Eles aos poucos acabam construindo uma relação de amizade, apesar das inúmeras desconfianças de Alícia, e claro, um dia o pior acontece, quando Chefe já está melhor de sua ferida.
O final é movimentado, há outros problemas envolvidos nessa história do menino e Alícia entra de cabeça nessa história perigosa.
Pior que o final do filme foram os créditos, mostrando mais uma vez que tanto aqui quanto lá fadas há!
Triste realidade latino americana com relação a esses adolescentes pobres e pretos, que não têm uma estrutura familiar que lhe deem um alicerce para que possam seguir suas vidas com dignidade.
O que fazer ?
Filme muito bom !
Nenhum comentário:
Postar um comentário